Opinião

TUDO ESTÁ A SERVIÇO DE ALGO

Um sistema é um conjunto complexo de elementos que interagem entre si, co-dependente, que tende ao equilíbrio, com regras (leis) internas e orientados a um objetivo comum. Cada um tem sua função que na verdade compõe algo maior.

Assim podemos considerar como sistema, nosso corpo, um carro , uma escola, uma empresa, uma religião, uma cidade , um estado ou um país e muitos outros, enfim são sistemas dentro de sistemas.

No corpo humano por exemplo, com relação ao sangue, há o sistema arterial e o sistema venoso. Sendo que o arterial é o sangue novo, oxigenado, cheio de nutrientes, ele leva “vida”, ele é próspero. Já o sangue venoso está cheio de toxinas e gás carbono, transporta os detritos gerados no organismo. Se avaliarmos o sangue venoso por si só, ele não vale nada, mas o que ele produz é essencial à manutenção da vida. Ele só é assim porque cumpre sua função. Os dois lados são necessários, nenhum pode ser excluído.

Em nosso corpo podemos identificar os órgãos que transformam o sangue venoso em arterial como os filtros. A pergunta é: e em nossa existência sócio emocional, o que podemos chamar de filtros? Seria talvez o “respeito” e o “amor”? Quem sabe, acolher e aceitar o outro como ele é. E entender o esforço que o outro faz para viver? Tudo está a serviço de algo, assim, não há lugar para o “julgar” dentro de uma visão sistêmica. Precisamos encontrar em nós esse lugar do não julgar, onde possamos entender que o que nos parece um problema, como um filho drogado, um funcionário relapso, uma traição, uma morte, uma grande perda, enfim, uma grande dor, não é o problema, e, sim, um efeito que nos alerta de que há algo maior acontecendo e o que vemos é apenas o efeito. Assim como o sangue venoso, quando olhamos o acontecimento, ele por si só não tem valor algum, mas ao que ele está a serviço, ele é essencial. Considere, então, dedicar um tempo a olhar o que está acontecendo em sua vida, perceba que você só está olhando o efeito, e que algo maior está acontecendo. Será possível ver o todo de um lugar chamado ‘ não julgar’. “O profundo respeito ao que é do jeito que é, nos leva a um lugar de paz e liberdade. ” Ilda Adorno Baddauhy Coach, consteladora. 

Venha conhecer um pouco mais sobre constelações no próximo encontro da Jornada de Coaching de Vida, no dia 17.05. Maiores informações na Casa do Parque: 3365-4789 ou 8116-8083.

Iracema Borges

About Author

Iracema Irigaray N. Borges, mãe de três anjos, ama comer tudo com banana, coach pelo ICI-SP, senha em dar cursos na África, Índia, EUA, onde o destino a levar e semanalmente escreve a coluna Coaching no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do