Opinião

MEA CULPA

Escrito por Gustavo Cid

Não tenho blog, nem escrevo coluna em jornal. Mas hoje me deu vontade de soltar umas palavras. Dissertar sobre a minha geração, pois fico me perguntando o que deu errado. De volta a Cuiabá, das festas VIP de João Pedro de Arruda, dos carnavais no Tênnis e Country Club, desde da boate Get Up, Logan, Cosa Nostra até Opera Light e Amerika, das festas no Buffet Itália e na casa da Bia.

Tenho saudade de tudo isso, porém, hoje, mais de vinte anos depois, nós que éramos a esperança do Brasil, viramos as manchetes na página policial dos jornais. O que deu errado? Claro que não estou generalizando, muito menos me passando por melhor do que ninguém. Estou questionando. Talvez ser preso em Cuiabá, já não é um problema, porque já são tantos que visitaram o Carumbé, e muitos ainda fazem força para voltar.

Da minha geração, os políticos são ex-deputados, ex-vereadores, porque quando lá estiveram foram tão ruins que nem se reeleger conseguiram, mesmo gastando rios de dinheiro, isso sem contar os que estão presos ou livres graças a um HC. Os médicos viraram empresários de hospitais luxuosos e plano de saúde. Já os advogados, bom, esses estão ricos e sempre ocupados, devido ao que já citei lá em cima, às constantes visitas dos cidadãos de “bem” ao Carumbé. Engenheiros cortam árvores ancestrais e no lugar fazem viadutos que caem, enquanto empresários formam grupos para corromper o Estado, juntos.

Fora os sonegadores. Mês passado estava lá na minha terra, quente e carinhosa. Fiquei indignado com o que vi no dia da manifestação pró impeachment, mas fui recriminado e fuzilado pelos amigos que lá moram. Continuo com as minhas convicções e indignações. Minha convicção é que o maior problema do Brasil ainda é o brasileiro, e que não adianta bandido tomar o poder de outro bandido, pois ainda viveremos na bandidagem. E indignado com o cuiabano que bate panela para a presidente, mas bate palma para o prefeito que nada faz.

Indignado com uma sociedade que quer ver Lula preso, porém abre sua casa para políticos e empresários corruptos, indignado com um governador que vai ao protesto contra a política e políticos brasileiros, do qual ele faz parte e, muito indignado com o tal cidadão de “bem”, de fé em Deus e na família, que veste camisa da seleção brasileira, para seu carro de luxo em local proibido, posta foto de toda família com a legenda “mudando o Brasil para meus filhos, fora corruPTos” e, no dia seguinte, senta para negociar propina com servidor público. É triste, mas perdemos essa geração. Eu perdi, você perdeu e nossos filhos estão perdendo.

O que deu errado? Continuo sem saber.

João Manteufel Jr.

About Author

Mais conhecido como João Gordo, ele é um dos publicitários mais premiados de Cuiabá e escreve semanalmente a coluna Caldo Cultural no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do