Nacional

Projeto de lei quer proibir pessoas alcoolizadas no banco do carona

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer proibir pessoas bêbadas, ou sob efeito de qualquer substância psicoativa, ao lado do motorista em qualquer veículo. A autoria é do deputado Flavinho (PSB-SP), que afirma que a ideia é impedir que a condução de veículos seja afetada por terceiros.

O projeto 4380/16 trata o caso como infração gravíssima, e prevê multa e retenção do veículo até que irregularidade seja contornada.

Em entrevista ao site da Câmara, o deputado afirmou que o álcool é capaz de influenciar negativamente muitas pessoas.

"O simples estado de euforia de quem está ao lado do condutor pode influenciá-lo a dirigir em alta velocidade ou executar manobras arriscadas”, afirmou.

Segundo ele, países como a Macedônia e a Bósnia-Herzegovina já adotam a medida, enquanto Estados Unidos e Canadá possuem leis ainda mais rigorosas. Nos dois países, basta algum passageiro estar com uma lata de cerveja no carro para ser considerado crime.

A proposta seguirá para análise nas Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: R7

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus