O proprietário da empresa TST Treinamentos, P. A. S., e a instrutora N. G. S., foram detidos e encaminhados à Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva) e reponderão por falsidade ideológica e estelionato. De acordo com as investigações da Coordenadoria de Fiscalização de Credenciamento (CFISC) do Detran-MT, a empresa estava certificando irregularmente condutores com cursos de Transporte Coletivo de Passageiros e de Direção Defensiva, sem o devido credenciamento junto à autarquia. A ação ocorreu na última sexta-feira (29)
A CFISC investigou o caso após o relato de uma vítima que solicitou no atendimento de habilitação a inserção dos cursos, oferecidos pela TST Treinamentos, em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A vítima foi orientada a procurar a CFISC, pois o certificado não tinha validade por ser emitido por empresa sem credenciamento junto ao Detran. Em depoimento, ela disse que pagou R$ 80,00 pelo curso de Transporte Coletivo de Passageiros e R$ 50,00 pelo curso de Direção Defensiva.
O Detran-MT alerta a população para que verifique junto à Coordenadoria de Credenciados se a empresa e o instrutor que estão oferecendo e ministrando cursos para capacitação de condutores estão devidamente credenciados ao órgão. Todos os certificados apresentados passam por auditoria antes de serem incluídos na CNH.
Denúncias podem ser realizadas via Ouvidoria do Detran-MT ou pelo telefone 197 da Polícia Judiciária Civil para que as providências sejam tomadas.
Com assessoria