Política

Governo analisa se há relação entre desemprego e a violência no Estado

O secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, disse que o governo elabora um estudo para verificar se a crise econômica no país influencia na violência no Estado. Jarbas pontua que existe uma preocupação com a crise financeira e moral que o país enfrenta. Segundo ele com a crise, aumenta o desemprego e o custo de vida aumenta.

 Uma das ações da Sesp para dar a sensação de segurança é a Operação “Bairro Seguro”, na qual agentes fazem blitz em alguns bairros da Capital. A Operação conta com o apoio da comunidade para colher informações da região, com intuito de atacar os problemas.

Conforme o secretário, as várias expertises do Estado estão se aproximando cada vez mais para que seja produzida uma segurança melhor e, por consequência, uma sensação maior de seguranças às pessoas.

A violência em Cuiabá e Várzea Grande tem causado polêmica entre o Executivo e a Assembleia. Isso porque, o deputado estadual Emanuel Pinheiro term defendido a convocação da Força Nacional uma vez que, segundo ele, o Estado perdeu a guerra contra a violência.

Antes de deixar a secretaria, o ex-gestor Fabio Galindo apresentou números acerca da violência em Cuiabá. Entre fevereiro e março, os índices de homicídio, roubo e furto caíram 19%, 12% e 11%, respectivamente. Entretanto, os números de roubos e furtos continuam acima do registrado no comparativo com o ano passado. Em fevereiro 2015, foram registrados 563 roubos e 883 furtos, enquanto no mesmo mês deste ano, os números são 907 e 1211, respectivamente.

Apesar disso, os dados apresentados por Galindo demonstram uma queda considerável no número de homicídios no Estado. Este ano, foram 113 registros em janeiro, 100 em fevereiro e 79 em março, sendo que este último já apresenta diminuição em comparação com o mesmo mês do ano passado. Ainda de acordo com o balanço, entre 2015 e 2016, houve aumento das operações, patrulhamento e veículos apreendidos pelo Ciopaer.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões