Opinião

SÉRIE A FAUNA CORPORATIVA: O PREDADOR

No ecossistema da empresa, como na natureza, existe o PREDADOR. Com características marcantes, é um carreirista por excelência. Ambicioso, usa e manipula as pessoas para tornarem-se seu trampolim em seu crescimento na empresa. Comprometido com a organização, seu compromisso maior é com seu próprio desenvolvimento. Afinal, não pretende ficar parado na mesma empresa muito tempo se isso representar uma oportunidade de crescimento.

Não obstante, costuma tomar para si crédito de realizações alheias. Com predileção por trabalhar isolado, quando em equipe geralmente tem comportamento de liderança para garantir seu lugar e destaque. Afinal trabalhar em equipe é dividir os louros de conquistas, e dividir não é legal.

Tem alvos na empresa para cumprir sua agenda pessoal: Presas e Sobreviventes. Sem falar que está o tempo todo junto da liderança. Esta presença constante faz com que a liderança tenha um olhar distorcido do PREDADOR, pois como na natureza usa camuflagens e a Liderança, se não muito bem treinada, o enxergará como O Cara. Pergunte à seus colegas: “É um cara muito legal”; “Adoro trabalhar com ele, apesar de ser meio difícil certas vezes”; “Contribui muito para a empresa e para nós, colaboradores”. Um perfeito camaleão.

Está sempre alerta, afinal se faz isso com os outros é um forte candidato à uma rasteira. Não se importa em não ter amigos no ambiente de trabalho. Se não tiver, tudo bem. Se for convidado para um churrasco na casa de um colega, melhor ainda.

Geralmente é uma pessoa agradável de lidar no dia a dia (olha a camuflagem aqui) e faz de tudo para não demonstrar sua verdadeira natureza: “O que é isso chefe? Estou aqui para somar”.

O PREDADOR anda no limita da ética, quando não a ultrapassa. Sempre por objetivos, agenda própria. Nunca coloca seu r… na reta.

O que eu faço se achar um em minha equipe?

Meus parabéns. Está no caminho certo.

Mas como? O que vimos até agora é que Se tenho um PREDADOR na minha equipe estou ferrado. De forma alguma. Toda equipe precisa deste elemento em sua fauna diversificada e heterogênea. Uma empresa homogênea não desperta a ambição que sua equipe precisa para crescer, e por consequência, a empresa estaciona.

O que precisa é que a liderança o enxergue como é e extraia o que tem de melhor. Ambientes meritocráticos são seu habitat natural. Veremos ao completar a série Fauna Corporativa que tudo recai sobre a liderança e como agir para extrair o melhor de cada colaborador.

Assim como na natureza temos o abutre para limpar o campo de animais mortos, temos o PREDADOR como sinalizador de quem é ou não importante para a organização. Seu comportamento demonstra claramente, se a liderança for ativa e presente.

Características Organizacionais

Uma organização justa, sem conflitos e harmônica é uma utopia, assim como, se chega à este estágio de evolução distancia-se do mercado e perde competitividade. E competitividade é um dos atributos do PREDADOR

Espera aí. Dedicamos várias linhas para descrever negativamente um comportamento, e agora começamos a ressaltar suas qualidades? Sim, ele tem qualidades: 

•    Personalidade marcante;
•    Bom relacionamento com a liderança
•    Bom relacionamento com seus clientes

Sua contribuição à empresa chega a ser quase palpável, pois para se dar bem a empresa tem que estar bem. Apenas não se preocupa muito com seus colegas, mas sim com seu próprio umbigo.

Muito provavelmente, em sua organização, é quem mais contribui para resultados! Então o que faço? Seja LÍDER

Carlos Elias Jr

About Author

Estudou na Fundação Getúlio Vargas (OneMBA), Stanford e Harvard. Pai incondicional, Empreendedor Serial. Encara a vida como reconstrução constante, acredita em Carpe Diem. Está escrevendo um livro sobre suas aventuras como Empresário do Agronegócio e Empreendedor, que pode ser lido em tempo real em www.jrelias.com e @jreliasbr

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do