Política

Taques e políticos de MT reafirmam posição sobre o impeachment

Foto Ahmad Jarrah

Em dia de votação da Câmara dos Deputados sobre a continuidade do processo de impeachment a bancada de Mato Grosso aproveita as redes sociais para reafirmar seus posicionamentos e até surpreender, como fez o deputado Carlos Bezerra (PMDB).

O governador Pedro Taques (PSDB) publicou vídeo em sua rede social, reafirmando sua posição a favor do impeachment e relembrando que foi um dos primeiros membros do PSDB a se manifestar publicamente. “Eu fui um dos primeiros governadores a se posicionar de forma favorável ao impeachment, pois a Constituição da República precisa ser cumprida. Violou a Constituição, a consequência é crime de responsabilidade. A Câmara dos Deputados passa a autorizar o julgamento do Senado da República. Lá na Casa da Federação a presidente será julgada. Mas, tenho certeza, que os representantes do povo mostrarão que o povo tem razão”, comentou no vídeo.

E ainda acrescentou a importância da data: “Esta data é histórica. Tal qual a emenda das Diretas de Dante de Oliveira. Tal qual a votação no Colégio Eleitoral que elegeu Tancredo Neves. Igual à promulgação da Constituição de 1988; o impeachment do presidente Collor; e hoje a votação da aprovação do impeachment da presidente Dilma”.

O vice-governador Carlos Fávaro (PSD) se guiou pelo mesmo caminho e inclusive viajou para Brasília para acompanhar a votação. Em vídeo postado em sua página de facebook afirmou: “Estamos aqui no salão verde da Câmara dos Deputados, num dia histórico, o dia da votação do impeachment da presidenta Dilma. Tenho certeza que a esperança dos brasileiros será renovada a partir desta votação. O processo vai seguir pro Senado e dias melhores virão para o Brasil. Conversei pessoalmente com todos os membros da bancada que apoiam o governador Pedro Taques, a esperança deles é de 370 a 380 votos, que viva a democracia e viva o Brasil”.

Os deputados e senadores de Mato Grosso também reafirmaram seu posicionamento, mas entre eles um surpreendeu: o deputado Carlos Bezerra (PMDB). O parlamentar que até agora se mantinha isento, declarou em vídeo que circula na internet, que seguirá a orientação de seu partido, principalmente em respeito ao vice-presidente Michel Temer.

Confira abaixo as declarações de deputados e senadores de Mato Grosso em vídeo e texto.

A

O deputado Valtenir Pereira divulgou pronunciamento oficial sobre seu voto contra o impeachment. Valtenir se ampara sob sua carreira jurista e afirma que não há legalidade no processo.

“Enfim, os fatos acima formaram minha convicção jurídica para votar contra o impeachment. Você pode até discordar, mas jamais dizer que votei sem estudar o processo. Agi com imparcialidade, como Magistrado. Minha decisão não foi eleitoreira. Não foi pensando na próxima eleição ou na minha eventual reeleição, até porque, se não reeleger, paciência, não sou político carreirista. Sou Defensor Público concursado. Então, Defensor Público que sou, vou votar com a minha Consciência Jurídica. Se tiver impeachment do Vice Presidente Michel Temer, com os mesmos fundamentos, vou votar contra. Por isso meu voto é não ao impeachment”, postou em sua página do facebook. 

Bruna Gomes

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões