Cidades

Passageiros relatam ‘emboscadas’ de taxistas ao tentar usar Uber

Passageiros relatam que carro do Uber foi impedido de seguir viagem por táxistas (Foto: Arquivo pessoal)

O final de semana foi marcado por atritos entre taxistas e motoristas da Uber, no Recife. Passageiros relataram terem sido impedidos por taxistas de entrar em carros solicitados através do aplicativo, que começou a funcionar na capital pernambucana no dia 3 de março. Os casos foram compartilhados através das redes sociais.

A estudante Evelyn Rodrigues foi uma das vítimas. Ao tentar entrar em um carro solicitado pelo aplicativo, na madrugada do sábado (9), o veículo foi trancado por taxistas. O caso aconteceu no Bairro do Recife. “Eles gritavam, tiravam fotos, faziam vídeos e soltavam gracinhas. A polícia chegou ao local, nada foi resolvido. Eles estavam obstruindo a via pública, causando transtorno, mas nem a placa dos carros foram anotadas”, relatou a estudante.

Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também estiveram no local, mas para rebocar o carro, apontou Evelyn. “[Os agentes] Mandaram a gente voltar com aqueles táxis. Me revoltou”, contou a estudante ao G1. Ela relatou ainda ter ouvido dos mesmos taxistas “lisa, volta de bacurau então se não tem dinheiro!”.

Nas redes sociais, há relatos de outras situações semelhantes, ocorridas também neste final de semana, com passageiros afirmando que os táxis vêm em grande número e impedem o motorista de sair. Outra vítima, que preferiu não ser identificada, relatou que o carro foi cercado no bairro do Pina por diversos taxistas, que a ofenderam verbalmente e só liberaram o motorista depois que todas as pessoas saíram do carro.

Procurado pelo G1, o presidente do Sindicato dos Taxistas, Everaldo Menezes, apontou que a entidade é contra qualquer postura agressiva. “Nós somos contra qualquer atitude desse tipo. Temos pedido ao taxista para não fazer nada irregular. O que a gente quer é resolver essa questão. Vou voltar a conversar com o pessoal da CTTU para ver o que pode ser feito”, destacou Menezes.

Os taxistas vem afirmando que vem tendo prejuízos e reforçam que o entendimento da prefeitura é de que o Uber é irregular na cidade. O G1 tentou entrar em contato com a CTTU neste domingo, mas não obteve sucesso.

Quando o aplicativo começou a funcionar na capital pernambucana, a Secretaria de Mobilidade do Recife apontou que a Lei Federal 12.587/2012, que trata das atividades de transporte remunerado de passageiros, seja coletivo, escolar ou individual, determina em seu artigo 2º que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros.”.

A mesma lei foi utilizada pelo diretor de comunicação da Uber no Brasil, Fábio Sabba, para defender a legalidade do serviço. "Os motoristas prestam serviço de transporte individual privado, que consta no segundo parágrafo da lei de Mobilidade Urbana. A gente não vê o Uber como uma competição com o táxi. Nossa ideia é de que existam várias plataformas para que o usuário deixe o carro em casa e use outras alternativas. Você aumenta o mercado existente, é diferente", garante.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.