Opinião

ESTUDAR INGLÊS NA ÁFRICA DO SUL

Ao optar por fazer um intercâmbio, poucos escolhem a África do Sul. No entanto, o país oferece uma das melhores relações de custo-benefício atualmente. A razão principal para a maioria das pessoas escolher um intercâmbio nesse país, para aprender inglês, é o baixo custo. A moeda local, o rand, é desvalorizada em relação ao real. Isso torna o custo de vida no país mais baixo, ideal para quem não tem um grande orçamento disponível, mas quer estudar fora. Moradia, transporte e alimentação também acabam ficando mais baratos. Um fator que atrai diversos brasileiros ao país é o seu clima, bastante similar ao daqui.

A Cidade do Cabo é a opção de 98% dos intercambistas. Apresenta o verão seco e quente, já o inverno é frio, com temperaturas similares ao Sudeste e ao Sul do Brasil. A variedade de paisagens é grande, assim como sua diversidade de religiões, costumes e tradições. Com certeza será um intercâmbio riquíssimo, tanto visual quanto culturalmente! Você poderá passear em zoológicos e safáris para ver de perto os animais. 

Com uma localização privilegiada, rodeada de uma beleza selvagem e praias de areia branca, a Cidade do Cabo é uma das cidades mais belas do mundo. Carinhosamente apelidada de ‘Cidade Mãe’, a cidade é o epicentro da região do Cabo Ocidental. Há muitos mercados de venda de artesanatos e tecidos, boutiques europeias, galerias de arte, excelentes restaurantes, hotéis de luxo e alojamentos para mochileiros.

Port Elizabeth é uma das maiores cidades da África do Sul e fica a 770 quilômetros a leste da Cidade do Cabo. Muitas vezes a cidade é chamada de P.E., ou "A Cidade Amigável" e "A Cidade do Vento ", alguns dos seus apelidos. P.E. é um dos principais destinos turísticos da África do Sul, grande parte disto é devido às inúmeras praias bonitas ao redor da cidade. Ela também é considerada a capital dos esportes aquáticos do país. Joanesburgo é a cidade mais populosa e rica do país. É conhecida como ‘Capital do Ouro e dos Diamantes’. "Joburg", assim carinhosamente chamada por seus habitantes, está a mais de 1.750 metros do nível do mar. Conta com uma infraestrutura recheada de ótimos hotéis, restaurantes ecléticos e museus históricos.

A Galeria de Arte de Joanesburgo, o Constitution Hill (prisão onde ficaram Mandela e Gandhi) e o Museu do Apartheid são algumas das principais atrações. Joanesburgo também carrega o título de ‘Cidade Teatral’. E a diversão é garantida no Market Theatre, palco de artistas locais e dos principais protestos da cidade, e no Johannesburg Civic Theatre, local onde há grandes musicais e óperas. O país conta com 21 instituições públicas de ensino superior, com diversas opções de estudo e de pesquisa para os estudantes locais e internacionais. O destaque fica para a Universidade da Cidade do Cabo, considerada a melhor do país e presente no ranking das 300 melhores do mundo. Mas, todo destino possui vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em conta antes de fazer a sua escolha, como por exemplo: a desigualdade social em grandes centros urbanos como Joanesburgo, Cidade do Cabo e Porto Elizabeth.
 
Os índices de violência dessas metrópoles se assemelham aos do Rio de Janeiro e de São Paulo; então, é necessário muito cuidado. O país conta com 21 instituições públicas de ensino superior, com diversas opções de estudo e de pesquisa para os estudantes locais e internacionais.  No nível de pós-graduação, muitos estudantes brasileiros optam pelo país por causa das pesquisas em áreas relacionadas à epidemiologia de doenças tropicais e reestruturação urbana. Há, também, a opção de buscar os programas de trabalho voluntário, intermediado pelas agências de intercâmbio brasileiras. Há projetos nas áreas de educação ambiental, meio ambiente, ensino em escola primária, serviço social e turismo.

A África do Sul possui uma diversidade cultural que não se integra. Isso quer dizer que brancos, negros e mulçumanos dificilmente se misturam em rodas de amigos, e o apartheid ainda mostra marcas.  No entanto, isso não invalida a oportunidade de ter contato com 11 línguas oficiais. O inglês, falado em todas as províncias, é a língua usada para negócios.

Laura Santiago

About Author

Laura Santiago é diretora da Yes! Cuiabá, apaixonada pelo Mickey Mouse e semanalmente escreve a coluna Think and Talk no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do