Cidades

Semana santa: dias de contato com o divino

Fotos Ahmad Jarrah

As datas que celebram a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, no cristianismo, são chamadas de Semana Santa. Nela, os cristãos católicos relembram o retorno de Jesus a Jerusalém como divindade, culminando na sua crucificação e ressureição. 

Com o início em Domingo de Ramos, este ano no dia 20 de Março, e terminando com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa (27), a data pede sacrifícios (como o de não comer carne) e dedicação aos espíritos. Os três últimos dias, chamados de ‘Tríduo Pascal’ são de programação na igreja e orações mais intensas.

Na quinta-feira Santa (24) é celebrado o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia. A Igreja inicia o Tríduo Pascal e faz menção à última ceia – quando Jesus, na noite em que foi traído por Judas, ofereceu a Deus seu corpo e sangue, em forma de pão e vinho. 

O padre Kleberson Paes, responsável pela programação da Semana Santa no Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho, explica que ao instituir a eucaristia, ele instituiu também o sacerdócio. “Neste dia, nós louvamos a Deus pelo sacerdócio ministerial quando nós rezamos, principalmente pelos padres… Pelo sacerdócio, e também para o santo padre, o Papa”. 

Dentro da celebração, ainda há o rito de Lava Pés. O padre explica que na última ceia, após a eucaristia, Jesus lavou os pés dos seus discípulos e deixou um novo mandamento: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’. “Então, Cristo se inclina diante de seus discípulos para lavar os seus pés. No rito, são escolhidos 12 homens para simbolizar os doze apóstolos e o sacerdote lava os pés desses homens”.

Na sexta-feira da Paixão, este ano no dia 25 de março, o dia em que Jesus Cristo foi crucificado, é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra missa. O dia é para rememorar as dores da crucificação de Cristo. Dia de silêncio, penitência e abstinência de carne. “Dia de profundo recolhimento com o senhor. Quando nós somos chamados realmente a meditar a paixão de Cristo”, explica o padre.

O padre ainda explica que há um momento de veneração da santa cruz. Em que, bem cedo, os cristãos caminham rememorando a dolorosa caminhada de Cristo com a cruz nas costas. “Cada fiel, naquele momento, tem a oportunidade de beijar a cruz. De se encontrar com a paixão de Cristo”, explica o Padre Kleberson. 

No Sábado Santo (26), ou sábado de Aleluia, é celebrado a ressureição de Cristo, contudo o dia continua de silencio e penitência continua. À noite é realizada a vigília pascal, que acontece no mundo todo. “Temos nossas velas acesas, o círio pascal que representa Cristo. A luz de cristo que brilha em meio às trevas. Aquilo que diz São Paulo. ‘Com cristo nós morremos, com cristo nós ressuscitaremos’. Então, morremos por nós, mesmos. Pelos nossos pecados, vícios. O que é um vício? Tudo que desagrada a Deus. A falta de paciência, a não generosidade, ser grosso, ir contra os mandamentos de Deus e da igreja. E ai somos chamados para as virtudes. Tudo contrário a isso. Sermos generosos, amorosos, acolhedores”, afirma o padre.

No domingo (27) é comemorada a Páscoa, mas sem deixar o caráter solene de lado. “Nós iremos celebrar o centro, o fundamento da nossa fé: a paixão de Cristo. Todo cristão católico é convidado, aliás serei mais audacioso, convocado a participar. Devem deixar a preguiça de lado e vir. Para nós cristão católicos, não é simplesmente um feriado, é um dia de recolhimento”, alerta. 

O padre ainda chama atenção para o que ele entende como esvaziamento de sentido. “A nossa sociedade está vivendo um problema de esvaziar o sentido daquilo que realmente deve ser vivido. Não são férias, mas um retiro espiritual. Se retirar com Deus. Fazer silêncio, rezar mais”, expõe. 

O padre Kleberson alerta para o fato de que os cristãos têm uma vocação com Cristo. “Tenho que deixar claro para o povo que nós somos chamados para uma vocação: a de amar. A preguiça é uma fuga, é você não assumir sua missão, de sair de si mesmo. Então, é interessante a gente tratar com o povo esse diálogo de realidade – temos que mudar de vida”. 

“A quaresma é esse tempo de conversão. Mudança de vida, não só externa, mas, principalmente, interna – dentro do meu coração. É preciso amar. Amar a Deus em primeiro lugar, e amar o próximo”.

SANTOS COBERTOS

A partir do quinto domingo da quaresma, todas as imagens de santos das igrejas católicas são cobertos por tecidos da cor roxa. A cor roxa, para os católicos, tem significado de sobriedade e penitência. “Isso é feito para indicar ao povo que nós já estamos chegando à Semana Santa, e que nós precisamos intensificar a nossa sobriedade e penitência e o jejum dos olhos”.

Os santos são descobertos na Vigília Pascal, missa que é realizada na noite de sábado.

PROGRAMAÇÃO 

Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho

Praça do Seminário, s/nº, bairro Dom Aquino. Cuiabá (Em frente à Santa Casa)

Quinta-feira Santa (24)

9h Santa Missa com bênção dos óleos (Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá)

20h – Santa Missa da Instituição da Eucaristia e Lava Pés

Sexta-feira (25) – Paixão do Senhor

5h – Via Sacra pelas ruas de nossa cidade    

15h – Celebração da Paixão do Senhor

Sábado Santo (26)

Dia de silêncio e penitência. Durante o dia o santuário permanecerá fechado

20h – Santa Missa – Vigília Pascal

Domingo de páscoa (27) – Ressureição

8h, 11h, 17h – Santa Missa

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.