Cidades

UPA do Pascoal Ramos saí até abril, garante prefeitura

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, afirmou na manhã desta quarta-feira (16), que as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos, deverão ser entregue até o final de abril.

Depois de concluída, a unidade terá 1.527 metros quadrados de área construída em um terreno de 4,5 mil metros quadrados. Orçada em R$ 3,1 milhões a sua construção conta com recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Cuiabá.

“Com a entrada em funcionamento da UPA Pascoal Ramos estaremos melhorando o atendimento na área da saúde para quem mora na região Sul de Cuiabá. Além disso, estaremos beneficiando moradores de outros bairros próximos”, destacou o secretário.

A entrega pode ser sinônimo de alívio e o fim das expectativas dos moradores da Capital. Iniciado em abril de 2012, o projeto tinha previsão para ser entregue a população em 180 dias. Mas deverá sair mesmo só quatro anos depois – isso se não houverem mais atrasos.

A construção da unidade esteve envolvida em polêmicas com o poder executivo e legislativo da capital, que mesmo após realizarem serviços de terraplenagem e desapropriações, tentaram alterar o local do estabelecimento de assistência a saúde, ainda em 2013.

O Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado e o Conselho Municipal de Saúde se posicionaram contra a alteração de local, apontando que a iniciativa seria apenas uma opção política que desperdiçaria os recursos já empregados para a construção da UPA.

Além da UPA Sul, a Prefeitura de Cuiabá também está construindo a UPA Oeste, no bairro Verdão/Cidade Alta, onde antes funcionava o Terminal Atacadista. Com 27,59% da obra executada a unidade, orçada em R$ 4,9 milhões, tem previsão de entrega em dezembro deste ano.

Unidades de pronto atendimento

As UPA's funcionam 24 horas, sete dias por semana e resolvem grande parte das urgências e emergências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem de 13 a 20 leitos de observação e capacidade para atender até 350 pacientes por dia. A UPA porte 3 pode abranger uma região de 200 até 300 mil habitantes e tem capacidade para fazer pequenas cirurgias, e também oferece serviços de raios-X, eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.

As UPA's fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Com assessoria

Diego Fredericci

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.