Não tem como não comentar a “prisão” de Lula. Entretanto, não sei por que o Brasil ficou tão aturdido. Vivemos num Estado onde o ex-presidente da Assembleia legislativa está preso, onde ex-governador está preso, onde o ex-chefe da Casa Civil está preso, além de vários secretários de estado. É normal? Longe disso. Mas faz-se estritamente necessário.
– Seu Mauro, o senhor que é um marqueteiro político dos mais proeminentes, diz pra mim aí… Quem foi melhor presidente da República para o povo, para os pobres, desde Floriano Peixoto?
– Duvido que muita gente saiba quem foi Floriano Peixoto, mas respondendo a sua pergunta, foi Lula.
Muita gente nasce e morre e não sabe o que é passar fome. Lula representa a síntese. O contrário. Lula representa que qualquer um pode chegar lá. Saiu do nada e virou presidente. Seus planos sociais, FIES, etc. também representam que essa ascensão é mais do que possível. Isso incomoda, e muito, uma burguesia oligárquica que estava há mais de 500 anos no poder. Mas Lula também representa que político é tudo farinha do mesmo saco. Não foi ele que inventou o mensalão, mas ele profissionalizou o Mensalão. Não foi ele que inventou a corrupção. Mas foi ele e José Dirceu que bolaram o esquema da Petrobras. Lula deu um jeitinho brasileiro, no jeitinho brasileiro de fazer política. E o que é pior: a pizza tá acabando.
– Éééé João. Lula tá fudido mesmo. Agora, além de tentar falar “triplex”, vai ter que falar “coercitiva”. – dispara meu mentor intelectual Mauro Cid.