Na noite desta quinta-feira (03), durante Operação Éden, no bairro Pedra 90, em Cuiabá, Policiais Militares, apreenderam uma sub metralhadora de marca Ibel, modelo INA, com carregador – utilizada em guerras.
Por volta das oito horas da noite, a equipe de inteligência recebeu a denúncia de que um homem estava escondendo um objeto enrolado num saco plástico num terreno baldio. Após a informação foram chamadas viaturas que estavam próximas do local. Durante busca na casa abandonada, no Bairro Pedra 90, foi encontrada a submetralhadora, calibre 9mm.
Esta arma foi usada por muito tempo (de 1950 a 1972) pelo Exército Brasileiro, a submetralhadora INA é capaz de disparar 600 tiros por minuto. O suspeito não foi localizado, e arma foi entre à central de Flagrantes de Cuiabá.
A ação foi conduzida por uma força conjunta entre Polícia Militar, Rotam, Centro Integrado de Operações Aéreas (Cioper), e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), com intuito de enfrentamento direto a criminalidade.
No Porto
Ainda na noite de ontem, por volta das 22h, no Bairro Porto em Cuiabá, a policia prendeu, Leonel Pedro de Souza , de 52 anos. Ele estava em um veículo Parati, preta, na Rua Joaquim Murtinho.
Ao fazer a abordagem do suspeito e revista do veículo, os policiais encontraram embaixo do banco do passageiro, um revólver Tauros calibre 38, carregado e mais 15 munições intactas.
O suspeito informou que a arma de fogo não possui registro, ele, e a arma foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Cuiabá.