Porque não se colocam desafios, não querem passar por novas dificuldades ou porque não ousam fazer coisas que antes achariam impossíveis!
Eu sei que às vezes a gente se sente fraco, acha que não pode ir além, seja por medo ou por baixa autoestima. Seja lá qual for a sua justificativa eu te digo: sua vida e sua saúde podem ser MAIS.
Você pode mais…
Eu não sei se você sabe, mas sou nutricionista desde 1983, são 33 anos de estudos e trabalho nesta área, e você pensa que minha alimentação antes disso era muito, muito saudável? Claro que não, basicamente tomava um leite de manhã, forçada pela minha mãe antes de ir para escola, almoço e jantar, como cuiabana muita carne com arroz, farofa que amo até hoje, etc. Tinha bronquite desde pequena e sofria com a falta de saúde.
Só que eu decidi fazer desse limão uma limonada! Depois dos estudos comecei a mudar, não foi fácil, mas a persistência fez com que eu gostasse de alimentos mais saudáveis como frutas, verduras e legumes, cereais integrais, e os exercícios nos quais, hoje, sou viciada.
O legal de desafiar a SI MESMO é ver que crescemos extraordinariamente com isso!
Comece aos poucos, introduza algum folhoso que goste, legumes, frutas, carne magra, mude do arroz branco para o integral que possui mais fibras, vitaminas do complexo B e mais proteínas. Caso não goste, coma batata doce, mandioca, cará, inhame (raízes) no lugar do arroz.
Coma feijão ou lentilha ou ervilha ou grão de bico pelo menos no almoço todos os dias, são boas fontes proteicas, de fibras e de minerais.
Não comece comendo pouco, primeiro melhore o valor nutricional dos alimentos para depois de algum tempo diminuir o consumo se este for alto.
O prato deve ser colorido, um pouco de cada cor, pois terá nutrientes variados a cada dia.
Quando for às compras, compre um pouco de cada alimento, por exemplo, ao invés de comprar um saco de laranjas, compre duas e mais outras frutas, pois assim seu corpo ficará mais bem nutrido. Outro detalhe fundamental, vá as compras de barriga cheia, ou seja, após o almoço ou lanche porque assim não comprará produtos industrializados como bolachas, refrigerantes, doces, etc….., quando estamos com fome o cérebro pede alimentos ricos em açúcares e gorduras.
Não existe alimento de que eu não goste, mas, sim, alimentos que não coloco em minha boca e que as papilas gustativas que se situam nela não estão acostumadas. Se colocar todos os dias um pouquinho de um alimento que não gosto na boca, em uma semana estarei comendo-o com tranquilidade e degustando do seu sabor.
Comer com inteligência para viver melhor, este é o grande desafio da vida, ser feliz, pois tem saúde.