Foto Ahmad Jarrah
O Governo de Pedro Taques (PSDB) vem se mostrando amigável e desejoso em demonstrar cortesia aos povos indígenas. Como prova disso, estão duas recentes ações de governo, que buscam auxiliar no desenvolvimento dos povos nativos.
Em uma dessas ações a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) vai formar 315 profissionais para atuar em cursos de Ensino Médio e Magistério Intercultural para professores indígenas da rede estadual de ensino.
O Magistério Intercultural é um curso de nível médio que atende professores indígenas da educação básica que não possuem a devida formação. A ação ficou paralisada por dois anos e só agora foi retomada. A capacitação atenderá ao todo povos indígenas de 13 aldeias em Mato Grosso, no ano de 2016 será realizada por meio de convênios federais com mais de R$ 2 milhões para a formação de professores indígenas da rede estadual de ensino. O acompanhamento e fiscalização da formação serão realizados pela Superintendência de Diversidades Educacionais da Seduc.
Horta comunitária indígena atenderá merenda escolar
Outra ação realizada pelo estado a favor dos índios tem a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, a frente do desenvolvimento de uma horta comunitária na comunidade indígena bakairi, nas aldeias Santana e Nova Canaã, localizadas no município de Nobres, serão ofertadas sementes e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para implantação de uma horta de 600 metros quadrados para produção de legumes e verduras.
A horta será instalada na Escola Municipal Coronel Olavo Mendes Duarte, com objetivo de ajudar na merenda e o que sobrar será repassado para as comunidades indígenas. Os alunos serão responsáveis pela irrigação e manutenção da horta, eles terão aulas práticas sobre o cultivo de hortaliças e os cuidados para manter as verduras saudáveis e prontas para o consumo.