A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu quatro áreas de desmatamento, em Mato Grosso, durante uma operação contra crimes ambientais, deflagrada com auxilio da Divisão de Operações Aéreas (DOA/MT). A ação – que foi iniciada no dia 22 e se encerrou no dia 25 deste mês – prendeu cinco pessoas e apreendeu 130 m3 de madeira ilegal no norte do estado.
Segundo informações da assessoria de imprensa da PRF, as abordagens aconteceram em pontos específicos da BR 163, em Sorriso, Sinop e região. Cerca de 200 pessoas foram fiscalizadas. A PRF deteve cinco pessoas por cometimento de crime ambiental, todos por transporte irregular de madeira. Houve seis veículos de carga retidos e 130 m3 de madeira apreendidos.
Nessa prática de transporte irregular é comum casos em que o volume transportado difere do que consta no DOF (Documento de Origem Florestal) ou há espécies ou perfis na carga e que não estão discriminados no documento fiscal.
Policiamento aéreo
Conforme a PRF, a novidade da Operação foi o apoio do helicóptero da PRF. Inaugurada em dezembro do ano passado, a Divisão de Operações Aéreas da PRF/MT atua em apoio às equipes em solo. A eficiência desse tipo de fiscalização ficou clara na operação do nortão.
O grupo aéreo, com apoio embarcado de um dos PRF's especialista na área, conseguiu mapear quatro regiões de desmatamento, em Sinop, Cláudia e Vera. Todas as informações foram repassadas ao IBAMA que tomará as providências cabíveis. Com assessoria