Nacional

Agência vai doar equipamento para esterilizar Aedes no Brasil

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciou nesta segunda-feira (22) que vai doar um equipamento para esterilizar no Brasil mosquitos Aedes aegypti – transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus da zika, ligado à microcefalia. Com custo próximo a 500 mil euros (cerca de R$ 2 milhões), a máquina deve ser importada de Portugal e chegar ao país no segundo semestre deste ano.

O objetivo é soltar no meio-ambiente mosquitos que ficaram inférteis após receberem radiação gama. Como eles não podem se reproduzir, a estimativa é de que a população de Aedes apresente redução em quatro meses no Nordeste.

A entidade que vai receber a máquina é a organização social Moscamed, da Bahia. Desde 2005, ela já usa a técnica de irradiação para tentar eliminar a mosca da fruta na região. A expectativa é de que sejam produzidos 12 milhões de mosquitos machos estéreis por semana. Países como a Indonésia e a China também recorrem à tecnologia.

Ao todo, 12 especialistas e pesquisadores participaram da reunião da Aiea em Brasília. Citando o vírus da zika, a agência informou que “tenta responder rapidamente a todas as crises de emergência dessa natureza”.

Vacina contra dengue
Também nesta segunda-feira, foi iniciada a terceira fase de testes clínicos da vacina contra dengue. É a última etapa antes que a vacina possa ser submetida à avaliação da Anvisa para registro.

Esta fase deve começar com a vacinação de 1,2 mil voluntários pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). A instituição é uma das 14 credenciadas para a realização dos testes clínicos no país. Ao todo, 17 mil voluntários de todo o Brasil devem receber a imunização.

A presidente Dilma Rousseff participou de uma solenidade no início da tarde desta segunda com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para formalizar o repasse de R$ 100 milhões para os testes da fase 3.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus