Reservatório é estratégia da Casan para abastecimento durante o verão (Foto: Jeferson Baldo/GVG )
A ilha de Santa Catarina atingiu na segunda-feira (8) o recorde de consumo de 1,4 mil litros de água por segundo, informou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) . O consumo foi superior ao do réveillon, que já havia atingido a marca histórica. Desta vez, porém, a Casan diz que precisou abrir quatro reservas técnicas para manter o abastecimento.
De acordo com a companhia, as altas temperaturas e o grande número de turistas em Florianópolis contribuíram para o aumento do consumo.
No Norte da ilha, onde se concentra a maior parte dos visitantes, foi necessário abrir, por volta das 12h, o reservatório de Canasvieiras, que armazena 2 milhões de litros de água. À noite, a companhia precisou abrir o reservatório dos Ingleses, que guarda 3,5 milhões de litros.
Não houve necessidade de abrir as outras duas reservas técnicas do Norte da ilha, disse a Casan.
Já no Sul da ilha, a Casan utilizou as reservas técnicas da barra da lagoa e do Morro das pedras, que armazenam, respectivamente, 1 milhão e 5 milhões de litros. Na noite de segunda, eles estavam com 80% de sua capacidade. Normalmente, nesse período do dia os dois reservátórios estão totalmente cheios.
Segundo a Casan, "o tempo firme fez com que todo o sistema de esgotamento sanitário da ilha operasse dentro da sua normalidade".
Fonte: G1


