Na manhã desta terça-feira (2), a Policia Federal deflagrou a Operação Matterello que tenta desarticular bando criminoso que atuava no tráfico de drogas em Mato Grosso e mais quatro estados do Brasil. Segundo a assessoria da PF a organização atuava há mais de dez anos com a venda ilegal de grande quantidade de drogas.
Eles atuavam nas cidades de Ponta Porã, Aral Moeira, Dourados, Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti/MS, Cuiabá/MT, São Paulo/SP, Avaré/SP, São Vicente/SP, Taquarituba/SP, Pirajuí/SP, Medianeira/PR e Recife/PE.
Ainda, foi descoberto que parte do entorpecente era encaminhada para o exterior, por meio do Porto de Santos/SP. Tratavam-se de criminosos com grande poder econômico e de articulação política, fato que ‘blindou’ os membros da quadrilha por muitos anos.
No transcorrer das investigações foram apreendidas aproximadamente quatro toneladas de maconha e dois mil e setecentos quilos de cocaína. Estes números demonstram o poderio da organização criminosa desmontada na data de hoje.
Estão sendo cumpridos 32 mandados de prisão preventiva em cinco estados, com a apreensão de mais de 50 carros. Participaram da deflagração da operação aproximadamente 150 (cento e cinquenta) policiais federais.
A Operação foi denominada Matterello, por se tratar de um instrumento utilizado para amassar massas em italiano, vulgarmente conhecido como “rolo”. A ideia é que a operação atue da mesma forma que o instrumento quanto à atividade de traficância da organização criminosa.
Assessoria