Opinião

TENDÊNCIAS 2016

O mercado da construção civil se prepara para mais um ano, em que são poucas as expectativas de novas progressões nos empreendimentos.  As dificuldades econômicas do País são fatores de estabilidade no desenvolvimento, e a redução no ritmo das obras e lançamentos são as grandes vítimas.

As novas tendências para 2016 não são tão diferentes das do ano passado. Ambientes integrados continuam em alta, criando maior convívio familiar dividido apenas através de bancadas ou estantes.

As cores do momento são os tons de Cinza que se mantém em alta como tendência. Outra cor que vem marcante este ano é a Marsala. Por ser um tom vibrante, traz bastante vida aos ambientes. Sua cor é uma mistura do vinho com o marrom que, em conjunto com o cinza, deixa os ambientes mais modernos e com design super sofisticado.

O elemento que continua nas tendências são os móveis antigos que estão em alta há algum tempo, usado de forma rústica mantendo a cor original ou até mesmo com aplicação de cores vibrantes.

Os quadros colocados nos ambientes decorados têm uma nova forma de uso: são simplesmente encostados na parede sobre bancadas ou até mesmo sobre móveis espalhados pelos ambientes.

A iluminação é um dos grandes fatores da modernização dos ambientes tanto internos como externos. Sua tecnologia desenvolvida durante décadas passa a ser atualmente umas das grandes evoluções que dão à decoração efeitos com elegância e praticidade.

Os pisos em porcelanatos continuam em alta neste ano com muitas opções de cores e acabamentos. Cada vez mais réplicas de materiais naturais vêm ganhando o mercado por deixar o ambiente mais descontraído e sofisticado. 

Para você que vai construir ou reformar, essas dicas das tendências de 2016 podem te auxiliar na hora da definição de acabamentos que irá utilizar.

Edmilson Eid

About Author

Edimilson é arquiteto, festeiro oficial da Praça Popular e escreve semanalmente a coluna Tendências no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do