Marcos Lopes/ALMT
Na noite desta quarta-feira (13) o líder do governo, o deputado Wilson Santos (PSDB) tirou da pauta extraordinária da Assembleia Legislativa, o projeto de lei 775/15 (que prevê a concessão a iniciativa privada os serviços de inspeção veicular no Departamento de Trânsito de Mato Grosso – Detran-MT). A PL que foi enviada pelo enviada pelo Executivo como mensagem de número 91 é repudiada pelos representantes do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran).
O líder do governo disse que o projeto de lei deverá ser reavaliado, já que é visivelmente rechaçado pelos servidores. “Solicito que as mensagens sejam apreciadas depois do carnaval. Vamos votar somente as matérias que são consenso", argumentou Wilson Santos.
O requerimento também inclui o projeto de lei que regulamenta o Estatuto da Micro e Pequena Empresa em Mato Grosso. Outro projeto de lei que está movimentando contadores e empresários que pagam o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).
Na primeira sessão de 2016, realizada na tarde desta terça-feira (12), a deputada Janaina Riva (PSD) pediu vista do projeto de lei e o devolveu após 24h. A deputada chegou a prometer entrar com mandado de segurança, caso a mensagem seja recolocada na pauta de votação. “Por se tratar de vício formal de competência pedi vista. Se houver a sinalização da tramitação da mensagem, ao arrepio da jurisprudência do STF, eu entrarei com mandado de segurança, para controlar essa inconstitucionalidade manifesta”, disse Janaina Riva no plenário da AL.
A presidente do Sintran, Daiane Renner, comemorou o adiamento da votação. "A retirada de pauta das sessóes extraordinárias foi uma conquista. Agira temos que tentar estabelecer a comunicação e o diálogo para falar sobre o tema. Evitar que a matéria seja votada no 'atropelo' como o govenrador queria", concluiu.
Deputada ameaça travar tramitação de projeto de lei enviada por Taques
Três pedidos de vistas, trancam pauta na Assembleia Legislativa
Suplentes são empossados hoje na Assembleia Legislativa
Projeto de lei que 'terceiriza' vistorias deve ser votado na AL
Deputados de Mato Grosso retomam trabalhos nesta terça-feira