Foto José Medeiros/Gcom
O Gabinete de Comunicação do Estado de Mato Grosso (Gcom) realizou ao longo de 2015 diversas ações para manter o cidadão informado sobre as atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado. A premissa do Gcom foi colocar o cidadão como um agente participativo da comunicação pública, além de intermediar as relações institucionais do governo com os profissionais da imprensa.
Uma das ações realizadas pelo Gabinete de Comunicação foi investir em modernização ao lançar um novo portal do Governo do Estado. O novo site institucional reúne em um mesmo endereço serviços que são de interesse da população e dos servidores públicos. “Esse portal hoje integra todas as secretarias e autarquias, unifica as informações do governo e apresenta essas informações em uma linguagem cidadã”, destaca o secretário de Gabinete de Comunicação, Jean Campos.
Diferentemente do que ocorria em gestões anteriores, agora o portal do Governo do Estado é focado em serviços. Em dois cliques o internauta tem acesso a inúmeros serviços que antes estavam organizados de forma pouco intuitiva ao público em geral. Agora, com base no ciclo de vida, os serviços estão dispostos de forma clara e objetiva.
O novo portal também trouxe para dentro do estado as ferramentas de publicação e divulgação de notícias e serviços. Antes, empresas terceirizadas faziam a gestão dos sistemas e conteúdos. Com a nova filosofia de trabalho, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia e Informação (MTI), antigo Cepromat, passou a desenvolver a ferramenta do portal. Desta forma, o Estado economizou ao encerrar contratos e a fazer a gestão do MT.gov.br valorizando, assim, a mão-de-obra do servidor público no desenvolvimento da tecnologia empregada.
Transparência e informação
Em tempos em que o setor público passou a ser mais vigiado e controlado pelo cidadão, a transparência dos atos de um governo se tornou a tônica da maioria das gestões. Muito antes disso, desde o começo, o Gabinete de Comunicação se preocupou em informar não apenas o cidadão comum, mas também os servidores estaduais. Implantou em junho a newsletter para todo o quadro de servidores do Governo do Estado, que hoje chega a 80 mil pessoas aproximadamente. Toda sexta-feira é enviado à caixa de correio eletrônico de cada servidor um resumo das principais notícias da semana. Essa ferramenta permite socializar os assuntos de interesse governamental junto aos servidores de carreira e comissionados, e os mantém informados sobre o que está acontecendo no Governo do Estado.
Da mesma forma, voltado em socializar informações, foram confeccionados informativos regionais, com assuntos e ações de interesse de cada região do Estado e distribuídos nas agendas oficiais do governo às cidades do interior.
Comunicação integrada
Outra novidade da nova gestão do Gabinete de Comunicação foi a integração e unificação das assessorias das secretarias e órgãos do governo. As assessorias estão em permanente contato com o Gabinete, conferindo unidade à comunicação governamental e mais agilidade no atendimento à imprensa e ao cidadão. “O importante é que cada secretaria não funciona mais de forma isolada, há uma integração que confere mais precisão e amplitude nas informações divulgadas”, avalia o secretário.
Publicidade
Responsável pela propaganda e identidade institucional do governo, em 2015 o Gcom realizou 128 atividades, entre peças, campanhas e ações. O Gabinete de Comunicação também deu início à maior licitação da história da publicidade de Mato Grosso. O Gcom recebeu as propostas de 21 agências de publicidade que participam do processo de concorrência pública 001/2015, aberto para contratação de serviços técnicos de publicidade pelos próximos cinco anos. O valor do contrato será de R$ 70 milhões com vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado anualmente por até cinco anos. O processo de seleção ainda está em andamento.
Mídias sociais
O Gabinete de Comunicação também investiu bastante na interação com o cidadão via as mídias sociais. Prova disso é a página do Governo do Estado no Facebook. Em dezembro de 2014 a página contava com 12 mil usuários que seguiam os posts do Governo. Um ano depois, esse número saltou para 103 mil seguidores.
“Hoje a página do Governo de Mato Grosso vai além do que só informar o que o Executivo tem feito. Somos hoje um canal de diálogo, onde as pessoas opinam, sugerem e até mesmo denunciam. E isso é bom, porque mostra que o cidadão está atento ao que o Governo está fazendo e ao mesmo tempo usa a rede social não apenas para o divertimento”, comenta o superintendente de Redes Sociais do GCom, Frederico Fagundes.
Para ele, o fator responsável para o grande número de seguidores na página governamental está na linguagem direcionada ao público que acessa a rede social. “A gente adotou uma linguagem cidadã e informal. Criamos pautas próprias, com histórias que fazem a diferença, com dicas, infográficos e com notícias que sugerem o debate e, o principal, que abre o diálogo entre o Governo e o cidadão”, acrescentou Fagundes.
A interatividade do Governo do Estado não se restringe atualmente ao Facebook. No Instagram, no Twitter e no YouTube ela também existe, com espaço para perguntas e sugestões. E para dar a chance de qualquer cidadão acompanhar ao vivo as solenidades mais importantes do Governo do Estado, a rede social do Gcom utiliza o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de imagens em tempo real.
Novo olhar
A humanização da imagem foi o tom dos trabalhos no setor da fotografia do Gabinete de Comunicação. Tendo à frente o fotógrafo José Medeiros, a área responsável por registrar em imagem as ações de governo adotou uma nova forma de trabalho. “Em janeiro desse ano, mais precisamente em um sábado, publicamos uma imagem do governador almoçando marmita junto com seu secretariado, durante uma reunião no Palácio Paiaguás. Essa imagem virou tema de notícia nos portais ao mostrar um governador comendo um cardápio comum e que ficaria escondida por se tratar de algo simples. Foi desde aí que demos provas de que a fotografia governamental apresentaria um novo olhar ao fotojornalismo, o de humanizar nossas fotografias”, diz Medeiros.
O Gabinete de Comunicação do Estado de Mato Grosso (Gcom) realizou ao longo de 2015 diversas ações para manter o cidadão informado sobre as atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado. A premissa do Gcom foi colocar o cidadão como um agente participativo da comunicação pública, além de intermediar as relações institucionais do governo com os profissionais da imprensa.
Uma das ações realizadas pelo Gabinete de Comunicação foi investir em modernização ao lançar um novo portal do Governo do Estado. O novo site institucional reúne em um mesmo endereço serviços que são de interesse da população e dos servidores públicos. “Esse portal hoje integra todas as secretarias e autarquias, unifica as informações do governo e apresenta essas informações em uma linguagem cidadã”, destaca o secretário de Gabinete de Comunicação, Jean Campos.
Diferentemente do que ocorria em gestões anteriores, agora o portal do Governo do Estado é focado em serviços. Em dois cliques o internauta tem acesso a inúmeros serviços que antes estavam organizados de forma pouco intuitiva ao público em geral. Agora, com base no ciclo de vida, os serviços estão dispostos de forma clara e objetiva.
O novo portal também trouxe para dentro do estado as ferramentas de publicação e divulgação de notícias e serviços. Antes, empresas terceirizadas faziam a gestão dos sistemas e conteúdos. Com a nova filosofia de trabalho, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia e Informação (MTI), antigo Cepromat, passou a desenvolver a ferramenta do portal. Desta forma, o Estado economizou ao encerrar contratos e a fazer a gestão do MT.gov.br valorizando, assim, a mão-de-obra do servidor público no desenvolvimento da tecnologia empregada.
Transparência e informação
Em tempos em que o setor público passou a ser mais vigiado e controlado pelo cidadão, a transparência dos atos de um governo se tornou a tônica da maioria das gestões. Muito antes disso, desde o começo, o Gabinete de Comunicação se preocupou em informar não apenas o cidadão comum, mas também os servidores estaduais. Implantou em junho a newsletter para todo o quadro de servidores do Governo do Estado, que hoje chega a 80 mil pessoas aproximadamente. Toda sexta-feira é enviado à caixa de correio eletrônico de cada servidor um resumo das principais notícias da semana. Essa ferramenta permite socializar os assuntos de interesse governamental junto aos servidores de carreira e comissionados, e os mantém informados sobre o que está acontecendo no Governo do Estado.
Da mesma forma, voltado em socializar informações, foram confeccionados informativos regionais, com assuntos e ações de interesse de cada região do Estado e distribuídos nas agendas oficiais do governo às cidades do interior.
Comunicação integrada
Outra novidade da nova gestão do Gabinete de Comunicação foi a integração e unificação das assessorias das secretarias e órgãos do governo. As assessorias estão em permanente contato com o Gabinete, conferindo unidade à comunicação governamental e mais agilidade no atendimento à imprensa e ao cidadão. “O importante é que cada secretaria não funciona mais de forma isolada, há uma integração que confere mais precisão e amplitude nas informações divulgadas”, avalia o secretário.
Publicidade
Responsável pela propaganda e identidade institucional do governo, em 2015 o Gcom realizou 128 atividades, entre peças, campanhas e ações. O Gabinete de Comunicação também deu início à maior licitação da história da publicidade de Mato Grosso. O Gcom recebeu as propostas de 21 agências de publicidade que participam do processo de concorrência pública 001/2015, aberto para contratação de serviços técnicos de publicidade pelos próximos cinco anos. O valor do contrato será de R$ 70 milhões com vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado anualmente por até cinco anos. O processo de seleção ainda está em andamento.
Mídias sociais
O Gabinete de Comunicação também investiu bastante na interação com o cidadão via as mídias sociais. Prova disso é a página do Governo do Estado no Facebook. Em dezembro de 2014 a página contava com 12 mil usuários que seguiam os posts do Governo. Um ano depois, esse número saltou para 103 mil seguidores.
“Hoje a página do Governo de Mato Grosso vai além do que só informar o que o Executivo tem feito. Somos hoje um canal de diálogo, onde as pessoas opinam, sugerem e até mesmo denunciam. E isso é bom, porque mostra que o cidadão está atento ao que o Governo está fazendo e ao mesmo tempo usa a rede social não apenas para o divertimento”, comenta o superintendente de Redes Sociais do GCom, Frederico Fagundes.
Para ele, o fator responsável para o grande número de seguidores na página governamental está na linguagem direcionada ao público que acessa a rede social. “A gente adotou uma linguagem cidadã e informal. Criamos pautas próprias, com histórias que fazem a diferença, com dicas, infográficos e com notícias que sugerem o debate e, o principal, que abre o diálogo entre o Governo e o cidadão”, acrescentou Fagundes.
A interatividade do Governo do Estado não se restringe atualmente ao Facebook. No Instagram, no Twitter e no YouTube ela também existe, com espaço para perguntas e sugestões. E para dar a chance de qualquer cidadão acompanhar ao vivo as solenidades mais importantes do Governo do Estado, a rede social do Gcom utiliza o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de imagens em tempo real.
Novo olhar
A humanização da imagem foi o tom dos trabalhos no setor da fotografia do Gabinete de Comunicação. Tendo à frente o fotógrafo José Medeiros, a área responsável por registrar em imagem as ações de governo adotou uma nova forma de trabalho. “Em janeiro desse ano, mais precisamente em um sábado, publicamos uma imagem do governador almoçando marmita junto com seu secretariado, durante uma reunião no Palácio Paiaguás. Essa imagem virou tema de notícia nos portais ao mostrar um governador comendo um cardápio comum e que ficaria escondida por se tratar de algo simples. Foi desde aí que demos provas de que a fotografia governamental apresentaria um novo olhar ao fotojornalismo, o de humanizar nossas fotografias”, diz Medeiros.
Rádio e TV
Nos setores de rádio e TV do Gcom, o ano de 2015 foi marcado também por novidades. Nos dois veículos de comunicação, as vinhetas e programas ganharam nova roupagem. A proposta, ao alimentar de informações a imprensa e a sociedade, foi oferecer conteúdos mais dinâmicos sobre o cotidiano do Governo do Estado.
Nos setores de rádio e TV do Gcom, o ano de 2015 foi marcado também por novidades. Nos dois veículos de comunicação, as vinhetas e programas ganharam nova roupagem. A proposta, ao alimentar de informações a imprensa e a sociedade, foi oferecer conteúdos mais dinâmicos sobre o cotidiano do Governo do Estado.
(Assessoria)