Uma equipe gestora afinada e comprometida com a qualidade da educação é fundamental para a criação de um ambiente participativo e democrático na escola e na implantação de um processo de mudanças no local onde ele atua. Além de ser imprescindível na organização e em seu funcionamento em todos os aspectos físico, sociopolítico, financeiro e pedagógico.
Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fez uma série de visitas às unidades escolares da rede, em 2015, algumas com bons resultados e outras com baixos índices em avalições externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Prova Brasil. O objetivo foi avaliar a relação entre os resultados escolares e formação e preparo da equipe gestora. “Entendemos que uma equipe mais bem preparada e formada para a gestão deverá desenvolver melhor suas atividades, impactando na qualidade da educação”, afirmou o secretário de Educação de Mato Grosso, Permínio Pinto.
De acordo com ele, foram verificados pontos que atravancam a evolução das escolas, entre eles a insuficiente formação continuada da equipe gestora, excesso de atividades burocráticas e o processo seletivo para os cargos. Uma das causas classificadas e priorizadas pela equipe técnica do órgão em oficinas de planejamento, ocorridas durante o ano, e que seguirão em 2016, é a política de formação. “Vamos inserir como pré-requisito para inscrição no processo seletivo de Diretor de Escola o cumprimento de um programa de formação básica em gestão escolar”, declarou.
Método
Em 2016, será dado início à formação dos gestores escolares que estão atuando nas unidades. A ideia é de que em médio prazo as escolas consigam alcançar e melhorar o ensino aprendizagem dos alunos e manter os saldos pedagógicos da organização educacional (indicadores da atividade fim da escola) por meio de um sistema de gestão sustentável, fundamentado em uma liderança eficaz.
A parceria está sendo desenvolvida com instituições privadas com expertise específica e referência em gestão escolar.
Com base no conceito de que líder é aquele que obtém resultados por meio das pessoas e da maneira certa, o curso abordará como o gestor-líder poderá cumprir a sua missão de direcionar os recursos e esforços sob sua responsabilidade para a sobrevivência da organização, considerando a satisfação de todos os seus públicos.
“O uso disciplinado do método em seus dois ciclos – Melhorar e Manter resultados, faz com que gestores atinjam suas metas e sustentem os resultados, sem descuidar do crescimento da equipe e do clima organizacional”, avalia a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Neuza Evangelista.
Demanda
No ano passado, 559 educadores foram eleitos para o cargo de diretor de escola na rede estadual de ensino. A escolha dos novos dirigentes aconteceu em novembro e a posse está marcada para o dia 4 de janeiro de 2016.
Têm direito ao voto alunos regularmente matriculados na rede estadual, com idade mínima de 12 anos ou que estejam cursando a 3ª fase do 2º ciclo, pais ou responsável pelo estudante menor de 18 anos.
Conforme o secretário Permínio Pinto, a atuação agora será centrada para que os gestores e reeleitos passem por capacitação em gestão. “Além disso, para o próximo pleito, todo os candidatos aos cargos deverão passar pela formação específica, que proporcionar discussões e reflexões que permitam situar o cursista nos processos pertinentes à gestão da escola pública”, finaliza.
Assessoria