Nacional

Bebê raptado em Maternidade é encontrado, e suspeita é presa

Bebê foi encontrado na casa da suspeita, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista; na foto, a criança está nos braços da mãe, já na Maternidade (Foto: Divulgação/Secom-RR)

O bebê recém-nascido raptado da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré foi localizado na noite desta quarta-feira (30). A criança estava na casa da mulher suspeita de ter cometido o crime, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste de Boa Vista. O menino foi devolvido à mãe, que segue internada na unidade.

De acordo com o coordenador de operações da Polícia Militar, major Ronaldo Nascimento, eles chegaram à residência de Raquel Alves, de 35 anos, apontada como a autora do rapto, após denúncias anônimas. A roupa usada pela mulher na hora do crime foi encontrada pela polícia.

"Quando chegamos lá [casa da suspeita], entramos no local. As crianças que estavam na casa mostraram a mesma roupa em que ela aparece nas fotografias divulgadas", contou. A ação de Raquel foi flagrada pelo circuito interno de segurança da Maternidade. Nas imagens, ela aperece no corredor da unidade com o recém-nascido nos braços.

Suspeita se reconheceu nas imagens
Inicialmente a suspeita contou à polícia que estava grávida e disse que o bebê raptado era filho dela. A delegada geral, Haydèe Magalhães, que acompanhou o caso disse que está comprovado que o bebê encontrado é o mesmo que sumiu da Maternidade.

Raquel Alves, na avaliação preliminar da polícia, pode estar com problemas psicológicos. Ela deve passar por exames de perícia.

"Fizemos as comprovações com os indícios que a gente tinha. Inclusive, ela se reconheceu no vídeo e chegou a dizer 'olha, sou eu e meu bebê'. As constatações do bebê foram feitas também com a tipagem sanguínea da criança e dos pais. Além disso, quando ele chegou na Maternidade todos o reconheceram. Ele é um bebê grande, que não é comum", disse Haydèe.

Ainda não foi esclarecido como a suspeita do rapto conseguiu entrar na Maternidade. A polícia investiga se houve facilitação por parte de algum servidor ou negligência do hospital. Segundo informações da Polícia Militar, ela saiu pelas portas dos fundos da unidade.

Em nota, o governo informou que a mãe do bebê, uma venzuelana de 26 anos, tinha visto Raquel na noite de terça (29), dia em que o menino nasceu. Nesta quarta, a suspeita voltou na enfermaria e levou a criança. A mãe não conseguiu seguir a suspeita. O menino, que pesa 4 kg, nasceu de parto cesariana.

Segundo um amigo da família, que está em Boa Vista para ajudar a cuidar do menino, o momento agora é de alegria. "Eles não vieram de tão longe para perder o filho no Brasil", comemora.

Suspeita foi presa e levada para a delegacia
Após ter entregue o menino para os pais na Maternidade, a polícia conduziu a suspeita para a Central de Flagrantes, no 5º Distrito Policial.

Uma vizinha de Raquel Alves também foi levada à delegacia.  Ao G1, a mulher disse que Raquela estava grávida, mas 'sumiu' há uns 15 dias e quando retornou para casa, já com o menino raptado nos braços, alegou ter dado à luz na rua.

"Ela contou que foi atropelada, que uma mulher na rua a ajudou e ela teve o filho na casa dessa mulher. Disse que não tinha ido para a maternidade pois não queria ficar internada, devido aos quatro filhos pequenos que ela tem", disse. A polícia acredita que a suspeita do rapto perdeu o filho que dizia esperar. "Agora ela não está mais grávida", citou um policial.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus