Quadriciclos podem ser emplacados e é necessário uso de capacete (Foto: Divulgação)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regularizou a situação dos quadriciclos para que possam circular em vias urbanas. De acordo com a resolução nº 573, publicada em 16 de dezembro, todos quadriciclos poderão ser registrados e licenciados junto aos Departamentos de Trânsito (Detrans) Estaduais. Além dos quadriciclos tradicionais, essa decisão atinge também modelos como o Renault Twizy, uma espécie de "minicarro" elétrico.
Com a medida, que entrou em vigor na data de sua publicação, os quadriciclos deverão ser emplacados, na traseira, como as motos, para rodar nas ruas. O órgão separou os veículos em dois grupos: o primeiro dos mais tradicionais, sendo um veículo automotor similar às motos, com guidão dotado de 4 rodas e com eixo traseiro e dianteiro. Nesse caso, o motor pode ser movido à combustão ou elétrico.
Seu peso não pode ser superior a 400 kg ou 550 kg, quando for um veículo destinado ao transporte de carga. Se for elétrico, será descontado o peso das baterias, se o motor não tiver potência superior a 15 kW (cerca de 20,4 cavalos).
Em ambos os casos, o usuário precisar ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do tipo B, a mesma para carros.
Renault Twizy pode ser emplacado
O outro grupo é composto por veículos elétrico com cabine fechada, possuindo eixo dianteiro e traseiro, também dotado de 4 rodas. Seu peso não pode ser superior a 400 kg ou 550 kg, quando for um veículo destinado ao transporte de carga. A massa das baterias deve ser excluída quando a potência não for superior a 15 kW (cerca de 20,4 cavalos).
De acordo com o Contran, os quadriciclos devem atender os requisitos de segurança especificados para triciclos. Para os quadriciclos tradicionais e de guidão, é obrigatório o uso do capacete, enquanto nos de capota, como o Twizy, é necessário cinto de segurança de 3 ou 4 pontos, além do airbag frontal.
Proibido em rodovias
Com o emplacamento, os quadriciclos podem rodar em vias urbanas, mas estão proibidos de circular em rodovias Estaduais, Federais e do Distrito Federal. Também está proibido o uso de cabine fechada nos quadriciclos tradicionais e a transformação de outros tipo de veículos em quadriciclos.
Fonte: G1