Cidades

Aves silvestres de dois estados são libertadas em Mato Grosso

Animais silvestres como araras, tucanos e periquitos foram reintroduzidos na natureza pelo Instituto do Meio Ambiente (IBAMA), em Mato Grosso. Os animais que vieram de São Paulo (SP) e de Fortaleza (CE) foram recuperados em apreensões do órgão e soltos em áreas de proteção ambiental do estado mato-grossense, entre os dias 20 de novembro a 14 deste mês.

Foram 130 animais silvestres, para reintrodução em 3 áreas cadastradas no Projeto Áreas de Soltura de Animais Silvestres ( ASAS) no estado. Eles são provenientes do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/Ibama/CE) de Fortaleza e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (Cras/Pet/SP) de São Paulo.

Do CETAS-Fortaleza vieram 59 papagaios-verdadeiros, 9 papagaios-do-mangue, 4 araras-canindés, 2 araras-vermelhas, 3 tucanos-toco,tucano-de-bico-preto, 4 periquitos-rei, 1 caturrita, 1 maitaca-verde e 1 aratinga-de-testa-azul.

Do PET-SP vieram 45 animais, sendo 28 papagaios-verdadeiros, 6 papagaios-do-mangue, 6 araras-canindés e 5 iguanas.

As 85 aves que vieram de Fortaleza, distante 3.406 km de Cuiabá, contaram com apoio da TAM Cargo, que as transportou gratuitamente.

Os animais foram distribuídos nas seguintes áreas, de acordo com a ocorrência natural das espécies:

Refúgio Ecológico Sesc Serra Azul (RESSA), em Rosário Oeste; Pousada Arara Eco Lodge, próximo da Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé e em Tangará da Serra, na Fazenda São Marcelo, onde se localiza a Reserva Particular do Patrimônio Natural Vale do Sepotuba.

Todas as aves receberam anilhas e marcação com tinta atóxica, para facilitar os trabalhos de monitoramento pós-soltura.

O analista ambiental e médico veterinário César Soares, responsável pelo Núcleo de Fauna do Ibama/MT, destaca o êxito do projeto ASAS (Áreas de Solturas de Animais Silvestres) em Mato Grosso, “os funcionários do RESSA registraram, recentemente, o nascimento de dois filhotes, fruto do pareamento de duas araras que foram soltas naquela área”. Soares complementa informando que “uma semana após a soltura do tucano-de-bico-preto houve o pareamento com outro nativo. Dessa forma, longe das gaiolas, as aves voltam para a natureza e vão cumprindo seu papel ecológico”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.