Cidades

Cariocas e turistas enfrentam fila por visita ao Museu do Amanhã

Inauguração do Museu do Amanhã teve fila antes da abertura (Foto: Lívia Torres/G1)

 

Em meio a um calorão já típico de verão, que começa oficialmente na segunda-feira (21), o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, foi aberto ao público neste sábado (19). A gratuidade, exclusiva para o fim de semana da inauguração, fez com que uma fila fosse formada logo na entrada. As portas do museu ficarão abertas das 10h deste sábado até as 18h de domingo (20).

Os primeiros a chegar na fila, às 8h03, foram os amigos Mônica Lahmann e André Vaz.

"Moro em Vila Isabel, saí de casa às 7h10. Estamos acostumados a frequentar todos os eventos culturais da cidade. Chegamos cedo para ser os primeiros mesmo. Queremos experimentar", confirmou Mônica.

'Êxtase', diz visitante
A aposentada Sônia Maria Claudino, moradora do bairro de Fátima, levou o neto Arthur, de 2 anos, para conhecer o museu, e comentou o que achou da visita.

“Eu achei tudo muito mágico, muito lindo. Estou em êxtase, de boca aberta. O Arthur também está amando, adorou a parte que fala sobre os animais”, disse ela, enquanto corria atrás do neto que explorava o espaço por conta própria.

'Como será o amanhã?'
A cronista e compositora Cecília Silva, de 78 anos, aproveitou o final da visita para deixar uma mensagem no quadro que faz um questionamento: “Como será o amanhã?”

“Eu respondi com o samba: ‘responda quem puder’. As pessoas têm que vir aqui para crer. Espero poder voltar muitas vezes.”

O secretário de Cultura do Rio, Marcelo Calero, disse que o final de semana será agitado e convidou as pessoas para aproveitarem o museu em horários não usuais.

“A programação está robusta aqui na Praça Mauá. É uma área que era degradada e teve um processo de renovação completo. Não é uma coisa que chegou desrespeitando o que já havia na cidade. É uma discussão muito atual e presente o que o museu está falando, uma temática de sustentabilidade. Para onde vamos, o que somos”, disse.

36h de festa no 'Viradão do Amanhã'
Os principais destaques do chamado "Viradão do Amanhã", que reunirá 36h de festa, terá Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira com destaques. Eles formam o Bossa Negra e tocam neste sábado, às 20h. A Orquestra Sinfônica Brasileira encerra a festa às 20h de domingo.

O Museu do Amanhã, iniciativa da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, em parceria com o Banco Santander, levou quatro anos para ficar pronto. Com projeto ousado do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, ele é dividido em cinco espaços e convida os visitantes a refletirem sobre o passado, o presente e o futuro. É um museu para olhar, sentir e pensar.

O museu funcionará de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada para as exposições às 17h. Às segundas, o Museu e suas dependências ficarão fechados. A entrada custa R$ 10.

Menores de 21 anos, estudantes de escolas e universidades particulares, pessoas com deficiência, servidores públicos do município, moradores da cidade e clientes Santander pagam R$ 5.

Já alunos e professores da rede pública, crianças menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, funcionários de museus ou associados do Icom, guias de turismo e moradores do entorno do museu têm entrada gratuita.

Confira a programação completa do Viradão do Amanhã:

SÁBADO (19)

Espaço Infanto Juvenil
10h- Roda de Cacuriá As Três Marias
11h- Tapetes Contadores de Histórias
12h- Oficina de Hortas Verticais com Anderson Barreto
13h- Cia. do Solo
14h- Oficina Máscaras do Amanhã com coletivo Nenhuma a Menos
15h- Número circense com Paulo Hartung e Ricardo Gadelha
16h- Mosaicos Contadores de História

Praça Mauá
13h- Adilson da Vila
14h- Tá Na Rua
16h- Cia de Mystérios
Palco Principal
20h- Bossa Negra
22h- Festa Disritmia
2h- Baile Black Bom

DOMINGO (20)

Espaço Infanto Juvenil
10h- Rio de Janeiro a Dezembro – espetáculo teatral folclórico
11h- 100 Palavras Espetáculo de Mímica com Josué Soares
12h- Passarinhando Brinquedos Cantados com Marcia Vieira e Michel Nascimento
13h- Stand Up Conto com o Grupo Casa de Curió
14h- Patrick O Mágico com Show de Mágicas e Ilusionismo
15h- Encantos: Histórias e Canções com Silvia Castro
16h- Show de Circo com Tchesco Vilarres
16h- Alegria Músicas Infanto-Juvenis com Hamilton Catette

Praça Mauá
13h- Adilson da Vila
14h- Tá na Rua
16h- Fanfarra Black

Palco Principal
20h- Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.