Como dizia o avô de uma amiga, “Firma a vista menina”, foca no que importa, no que dá certo, no que te fortalece. Fazendo um planejamento de 2016, me peguei pensando nesta frase e reconhecendo o quanto a meditação me ajuda nisso, foco. Um dos comportamentos que será mais exigido em 2016 será foco/decisão/força interior, se não investirmos tempo e energia no que realmente interessa poderemos sucumbir.
Tem uma frase do meu instrutor de coaching Rhandy Di Stéfano que fará toda a diferença no próximo ano, “…O mundo corporativo em si é darwiniano, ou seja, não é a ‘sobrevivência do mais forte’ como popularmente este conceito é conhecido, mas sim a ‘sobrevivência de quem está na melhor forma’…”. Sim, vai sofrer menos quem estiver melhor preparado.
Esta semana durante um atendimento de coaching perguntei, que nota você se daria como profissional hoje? Ele respondeu, pensando no próximo ano e o que ele vai exigir de mim, 5. Este é um profissional consciente, veio buscar ajuda antes da necessidade. Reflita, como foi 2015, onde você caiu, quais situações se repetem na sua vida que precisam de uma ‘vista firme’. A maior parte do tempo queremos entender o porquê de um comportamento, uma falta de ação, buscando respostas que não estamos prontos para encarar, como mudar algo em mim que não sei de onde vem? Se puder, faça terapia. Se puder, faça coaching. Mas faça alguma coisa! Um dos antídotos para a mudança de comportamento é a ação.
Escreva como gostaria de chegar ao final de 2016, em detalhes, fazendo que tipo de trabalho, ganhando quanto, sendo reconhecido pelo que, rodeado por qual tipo de pessoas, pesando quanto, etc. Se possível pegue uma roda da vida (tem na internet) e inclua todas as 10 áreas. Reflita. Só conseguimos mudar aquilo que enxergamos. Portanto reflita, escolha e comece a agir em direção àquela pessoa que você diz que quer ser. Namastê