O imbróglio envolvendo a posse do candidato eleito a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, teve mais um capítulo definido nesta quarta-feira (18) pelo conselheiro Carlos Frederico Nóbrega Farias, do Conselho Federal da Ordem. Nóbrega autorizou a posse do candidato eleito, que havia sido suspensa pelo juiz da 3ª Vara Federal em Mato Grosso, César Augusto Bearsi, na terça-feira (16).
O pedido atendido pelo conselheiro foi impetrado pela chapa “Advogar por Todos e Liderar pela Ordem”, liderada pelo candidato Leonardo Campos, o “Léo Capataz”, que teve o registro de candidatura cassado pelo Comissão Eleitoral da OAB-MT. Carlos Farias determinou que a posse da nova diretoria seja realizada até que a 3ª Câmara do Conselho Federal da OAB aprecie, definitivamente, o recurso impetrado pela chapa de Capataz.
O presidente da Comissão Eleitoral da Ordem, Silvano Galvão, disse ao Circuito Mato Grosso que duas representações foram feitas contra a atual eleição. “Aqui nós temos uma representação sobre boca de urna e estamos investigando a denúncia. Caso seja constatada alguma irregularidade poderemos aplicar multas e até a cassação do registro de candidatura do advogado eleito”, informou Galvão.
A medida judicial que colocou a eleição sob judicie – expressão latina que designa alguma coisa que ainda está sob a apreciação da justiça.
Advogados denunciam graves irregularidades em eleições da OAB
Leonardo Campos é o novo presidente da OAB seccional Mato Grosso