Cidades

Unica interessada desistiu de comprar CAB, prefeitura revê planos

Foto: Andréa Lobo

Após a empresa Aegea Saneamento e Participações, única interessada em comprar a CAB Cuiabá desistir do leilão judicial, o rumo da concessionária de água e esgoto será definida até a próxima terça-feira (15). A declaração foi feita pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) depois do leilão, realizado no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10), ter sido frustrado mais uma vez.

Conforme nota da Aegea, a decisão foi tomada porque os moldes do leilão “configuram riscos para a empresa interessada. A aquisição da CAB nos termos do edital – em desconformidade com o previsto no plano de recuperação judicial – pode acarretar o risco de sucessão do adquirente nas obrigações e contingências do Grupo Galvão”, diz trecho da informação.

Além disso, o leilão que ia ocorrer na 7ª Vara Empresarial do Fórum Central do Rio de Janeiro, a Aegea alegou que o edital não apresentou um preço mínimo nem dava garantias de que a sucessora da CAB Cuiabá – não seria considerada sucessora das “dívidas e contingências do Grupo Galvão”.

Inicialmente o leilão estava previsto para o dia 12 de novembro, mas como não apareceram interessados, foi transferido para 10 de dezembro. No novo edital, o juiz retirou a exigência do preço mínimo, que era de R$ 600 milhões. A Aegea chegou a entrar com uma petição junto ao juiz Fernando César Ferreira Viana, titular da 7ª Vara Empresarial, para que ele ratificasse o preço, mas o pedido foi indeferido no dia 1º de dezembro.

Segundo o procurador-geral do Município, Rogério Gallo, não há informações de que será marcada nova data para o leilão e, com base no relatório apresentado em agosto pela Arsec (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) ao prefeito Mauro Mendes, o município vai agir em nome do interesse público para garantir um serviço de qualidade, no que se refere ao fornecimento de água e ao tratamento de esgoto na Capital.

“O relatório da Arsec demonstrou que existem irregularidades na concessão. E o prefeito Mauro Mendes vai analisar os aspectos jurídicos e até terça-feira irá se posicionar sobre o que será feito para a preservação do interesse público, do interesse de todos os cuiabanos”, disse Rogério Gallo. Com Assessoria

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.