Cidades

15 mil devem votar em eleição de conselheiros tutelares

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) cerca de 15 mil eleitores cadastrados devem votar durante todo dia de hoje (6) para as eleições do Conselho Tutelar de Várzea Grande. No período da manhã, a eleição transcorreu normalmente, sem ocorrências. Ao todo, 94 candidatos concorrem a 15 vagas para conselheiro tutelar. 

A votação está acontecendo nas Escolas Estaduais de I e II Graus Nadir de Oliveira, José Leite de Moraes e Adalgisa de Barros. A eleição ocorre sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conta com parcerias da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e TRE/MT.

De acordo com a presidente da comissão eleitoral do CMDCA, Flávia Omar, o processo eleitoral está transcorrendo dentro da normalidade e a população está participando ativamente. A votação segue por todo o domingo até às 17 horas. Após o encerramento do pleito, as urnas serão recolhidas e escoltadas pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal até à Subsecretaria de Educação, para apuração em tempo real e divulgação do resultado do processo eleitoral. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão nos três polos garantindo a segurança e a ordem da eleição. Equipes técnicas do TRE/MT estão distribuídas nos polos dando apoio e suporte para que o pleito seja realizado com transparência e lisura.

A chuva que caiu nesta manhã não atrapalhou o processo eleitoral, segundo Flávia Omar, explicando ainda que a comissão está empenhada para que o pleito ocorra com imparcialidade e dentro da normalidade. “O mais interessante é a procura maciça da população às urnas. Isso representa uma mudança de postura da comunidade sobre o papel do conselheiro tutelar, e mostra que as pessoas também estão com outra visão quanto à importância destes agentes na vida das nossas crianças e adolescentes”, destacou Flávia Omar.

Os conselheiros tutelares têm a função de agir sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária destes profissionais é de 40 horas semanais, além dos plantões. A posse dos conselheiros eleitos será em janeiro de 2016. Com Assessoria

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.