Setenta toras de madeira de origem ilegal foram apreendidas em uma ação da Polícia Judiciária Civil, com apoio da Polícia Militar e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em uma propriedade rural no município de Uniao do Sul. Na ação, foram apreendidos um trator e outros maquinários utilizados na extração da madeira. A Polícia trabalha na identificação dos autores do crime.
As investigações iniciaram após a Delegacia de Sinop receber a denúncia de que na estaria acontecendo um roubo de toras na fazenda “Dona Mercedes”. Policiais foram até a propriedade e ao chegar lá, encontraram uma trilha na mata com sinais de pneus de tratores e caminhões.
No local havia uma árvore derrubada com a intenção de dificultar a entrada de carros na estrada. A equipe de investigadores continuou seguindo a trilha a pé e no trajeto encontrou duas esplanadas, em que havia várias toras de madeira empilhadas, prontas para serem carregadas.
Durante a procura de envolvidos, os policiais encontraram maquinários e ferramentas utilizadas para a prática criminosa, além de descobrir uma segunda trilha, que levou a um ponto onde um trator CBT estava escondido. Junto ao veículo foi encontrado uma motosserra, usada para fazer o corte da madeira.
O trator estava escondido e preso em uma tora, para no caso de ser encontrado dificultar a se retirada, sendo necessário o auxilio de outro trator para arrastar o veículo para outro ponto, até ser retirado do local e encaminhado a Delegacia de União do Sul.
Na quarta-feira (02), a equipe do Ibama junto as equipes da Polícia Civil e apoio da Polícia Militar retornaram a região para que os fiscais pudessem identificar as espécies de madeira e os danos ambientais causados pelos infratores, para que assim que identificados sejam responsabilizados pelo crime.
Após todo o procedimento, na quinta-feira (03) foi dado inicio a retirada das árvores derrubadas e do trator. As investigações continuam para identificar os envolvidos na extração ilegal da madeira. Assessoria