Regina Casé em 'Que horas ela volta?' (Foto: Divulgação)
O brasileiro "Que horas ela volta?" ficou na lista de melhores filmes estrageiros do ano divulgada pelo National Board of Review nesta terça-feira (1º). A organização americana deu o prêmio de melhor filme de 2015 a "Mad Max: estrada da fúria", e escolheu o húngaro "O filho de Saul" como o melhor longa em idioma estrangeiro.
O filme dirigido por Anna Muylaert e protagonizado por Regina Casé foi lembrado em um top 5 de filmes em língua estrangeira, que desconsiderou o campeão.
"Que horas ela volta" foi acompanhado pelo austríaco "Boa noite, mamãe", o italiano "Mediterranea", o alemão "Phoenix" e o ucraniano "A gangue".
'Termômetro' do Oscar
A National Board of Review, uma organização formada por professores, críticos, estudantes e outros profissionais do cinema, escolhe seus melhores do ano desde a década de 1930.
A premiação é considerada um dos termômetros ao Oscar – mesmo que em 2014 apenas cinco de seus 11 escolhidos tenham aparecido entre os melhores do ano da Academia.
"Perdido em Marte" ganhou nas categorias de melhor diretor (Ridley Scott), ator (Matt Damon) e roteiro adaptado (Drew Goddard). Brie Larson foi escolhida melhor atriz por sua atuação em "O quarto de Jack".
Tarantino e Stallone
O novo filme de Quentin Tarantino, "Os oito odiados", foi lembrado nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Jennifer Jason Leigh) e melhor roteiro original, para Tarantino.
Sylvester Stallone foi eleito o melhor ator coadjuvante do ano por sua participação em "Creed: nascido para lutar", o sétimo capítulo da saga de "Rocky".
Entre os filmes do ano, a National Board of Review escolheu "Ponte dos espiões", "Creed: nascido para lutar", "Os oito odiados", "Divertida mente", "Spotlight", "Perdido em Marte", "O quarto de Jack", "Sicario: terra de ninguém" e "Straight outta Compton: a história do NWA".
Fonte: G1