Nesta terça-feira (1º) o governo do Estado, por meio da Casa Civil, convocou 30 aprovados no último concurso do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Os nomes dos servidores, pode ser visualizada no Diário Oficial do Estado (Iomat) clicando aqui.
Segundo Governo, a medida vai de encontro com a principal pauta de reivindicação do Sindicado dos servidores do Detran (Sinetran), que pede a nomeação de 70% dos aprovados no concurso. Foram nomeados 14 analistas do serviço de trânsito nas áreas de administração, arquitetura, contabilidade e medicina e 16 auxiliares do serviço de trânsito.
A meta é nomear mais 100 aprovados em 2016, outros 160 em 2017 e os 199 restantes em 2018. Taques enfatizou que quem determina quando vai chamar é a administração pública e não o sindicato dos servidores.
Com o argumento de ter extrapolado a Lei de Responsabilidade fiscal (LRF), o govenador Pedro Taques disse que não irá atender a solicitação do sindicato. A greve já dura um mês e ainda não tem data para ser finalizada. "O que o cidadão está perguntando é em um ano quatro greves no Detran. Eu nunca vi quatro greves em outros anos quando a corrupção fazia parte do Detran", diz Taques.
Quanto a greve, o governador afirmou que vai continuar cortando pontos dos servidores. " O Estado fez a proposta aos servidores que não aceitaram. O Tribunal de Justiça determinou que a greve é ilegal. O próprio TJ estabeleceu multa e determinou o corte de pontos, e esse corte de pontos está sendo feito conforme determina a lei. Greve é um direito constitucional, mas greve ilegal eu não concordo", confirmou Taques ldurante visita as obras do novo pronto-socorro de Cuiabá.
O sindicato dos servidores do Detran (Sinetran), por meio da assessoria confirmou que a categoria continua parada. O Sinetran confirma que quanto as contratações que o governo realizou, nada foi acordado com o sindicato. "O governo está impondo estas contratações. Os cargos de analistas por exemplo, daria para contratar dois agentes de trânsito. O sindicato agora está aguardando a reunião da Assembleia Legisaltiva para saber o rumos", confirma assessoria.
Negociações
A greve no Departamento Estadual de Trânsito iniciou no dia 26 de outubro, chegou a ser suspensa, mas foi retomada no dia 23 de novembro. Os servidores e o Governo tentaram conciliação por duas vezes, sem sucesso. A categoria chegou a recorrer à Assembleia Legislativa buscando apelo junto ao Governo.
Atualizada às 11h05min
Janaína Riva fala de intransigência de Taques contra servidores
Servidores do Detran encaram Governo e seguem greve
Greve do Detran segue por tempo indeterminado