Cidades

Cuiabá está em situação de alerta em relação a dengue

A cidade de Cuiabá está entre as sete capitais com maior possibilidade de surto da dengue, zika e febre chikungunya. O Levantamento é do Ministério de Saúde e coloca a capital em estado de alerta. A infestação larval está presente em 3,4% dos domicílios visitados, quando o permitido é 1%. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), também aponta que três municípios mato-grossenses estão em estado de risco.

Na situação de risco estão: Nobres onde foram encontradas larvas em 4% das residências, Rio Branco com 5% das casas com larva e Rosário Oeste com 4,3% das residências com larvas. O levantamento foi apresentado nesta terça-feira (24) e apontou que 14 cidades estão em estado de alerta. Os dados mostram ainda que Mato Grosso foi uns dos 18 estados onde foi confirmado caso de Zika Vírus.

Segundo Ministério da Saúde, o LIRAa foi realizado entre outubro e novembro em 1.792 cidades do Brasil.  Os dados indicam que 199 municípios do país estão em situação de risco de surto. Isso significa que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito. O Ministério de Saúde destaca que é considerado com risco de surto municípios com LIRAa superior a 4%. Entre 1% e 3,9% é visto entendimento como em alerta e abaixo de 1%, satisfatório. Os resultados conforme o Ministério, reforçam ainda mais a necessidade de intensificar as ações de prevenção a dengue.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.