Cidades

Consulta pública debate alteração na lei de tombamento de bens culturais

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) promove nesta terça-feira (24) uma consulta pública para debater a alteração na lei estadual de Tombamento e Registro de Bens Culturais (nº 9.107/2009), visando melhorar o sistema de gestão do patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso. 

De acordo com a coordenadora de Patrimônio Cultural da SEC, Fernanda Quixabeira, a principal mudança no texto é a proposta de criar o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que irá subsidiar tecnicamente as decisões sobre tombamento e registro de bens materiais e imateriais em Mato Grosso. “Esta é uma iniciativa da própria secretaria, que quer envolver a sociedade civil na discussão de uma nova política para a salvaguarda dos bens culturais e históricos de nosso Estado. O texto é resultado de um trabalho feito em conjunto pelos órgãos que atuam na área”. 

Pela proposta, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural será formado pelos seguintes órgãos e instituições: Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Ministério Público Estadual (MPE-MT). 

A proposta de lei alterada está disponível no endereço participacaosocial.mt.gov.br, ferramenta online de consulta pública do Governo de Mato Grosso. Após o período de consulta, que deve ser encerrado em 04 de dezembro, o novo texto será encaminhado para Casa Civil e depois à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para votação. 

Da Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.