Cidades

Procon notifica 19 postos de gasolina que lucravam até 35%

Foto Ahmad Jarrah

Nesta semana, o Procon Estadual notificou 19 postos de gasolina que vendiam Etanol com lucro de até 35%, na capital. A ação, que iniciou na sexta-feira (13), teve o objetivo específico de verificar os valores cobrados atualmente pelo etanol. Os estabelecimentos já condenados ou que respondem por ação civil pública serão multados pelo estado.

O órgão de defesa do consumidor considera abusiva a margem de lucro acima de 20% entre o valor pago pelos estabelecimentos às distribuidoras e o preço cobrado da população.

Durante a operação foram fiscalizados 29 postos. Destes, nove apresentaram margem de lucro inferior a 20%. Os demais, totalizando 19 estabelecimentos, revendiam etanol com lucro maior do que estabelecido pela justiça estadual, variando entre 20,93% e 34,94% entre o preço de aquisição da distribuidora e o valor cobrado do consumidor. Um dos postos visitados estava fechado.

Conforme o fiscal de Defesa do Consumidor, André Badini dos Santos, cópias dos autos de fiscalização serão encaminhadas ao MPE, tendo em vista que os postos fiscalizados ou estão respondendo por ação civil pública ou já foram condenados por preço abusivo (19 postos dos 29 fiscalizados). No âmbito do Procon-MT está sendo instaurado processo administrativo, observando a ampla defesa dos fornecedores, com possível aplicação de multa.

O órgão também irá expedir determinação, exigindo que os postos se adéquem à margem de lucro estabelecida pelo judiciário mato-grossense.

O fiscal explica que a ação do Procon Estadual não se limita à coleta e análise dos valores cobrados pelo etanol no dia da vistoria. A partir de documentos e informações solicitados aos estabelecimentos serão verificados os preços praticados desde outubro. “Queremos saber se houve elevação sem justa causa e as justificativas para o aumento. Além de verificar o cumprimento da margem de lucro estabelecida também nesse período”, detalha André.

“O Procon-MT solicitará, se necessário, auxílio de órgãos fazendários, bem como daqueles que garantem a ordem econômica no Brasil, para acompanhar a movimentação das distribuidoras e dos postos de combustíveis”, informa a superintendente, Gisela Simona Viana.

Veja a lista dos postos notificados e a margem de lucros obtida por cada um

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.