Diego Maradona deverá perder cerca de 35 quilos, assegurou nesta segunda-feira o cirurgião colombiano Carlos Felipe Chaux que o operou no domingo em Maracaibo para realizar um ajuste de uma cirurgia bariátrica.
"Foi operado porque nos últimos dois anos ganhou peso devido a uma fístula gastro-gástrica que lhe produzia uma comunicação entre o estômago pequeno e o grande", informou Chaux à Agência Efe.
Chaux, que retorna hoje a seu país, explicou que os exames feitos no astro argentino determinaram que requeria ser operado novamente, após uma primeira intervenção em 2005 em Cartagena.
O ex-jogador, que mede 1,60 metros, pesa cerca de 100 quilos, mas se mantinha abaixo dos 136 que pesava quando ingressou na sala de cirurgia há 10 anos.
"Revisamos o estado da primeira intervenção e corrigimos o desvio que apresentava", explicou o médico, que contou com o apoio dos médicos venezuelanos María Zapata e Henry García, da Unidade de Cirurgia de Obesidade e Metabólica em Maracaibo.
Maradona permanecerá uma semana no Hotel Intercontinental da cidade para sua recuperação e depois voará a Caracas, disse Chaux, que voltará na próxima sexta-feira à Venezuela para revisar seu paciente.
"Desde o próprio dia de sua intervenção Diego Armando está caminhando e tem uma atividade normal no quarto do hotel no qual está hospedado", comentou.
O ex-jogador mantém uma dieta diária baseada em proteínas com uma nutricionista que lhe acompanha permanentemente e tem "uma vida completamente normal".
"É uma pessoa muito consciente de sua condição e sabe há dez anos que deve aprender a comer corretamente, mas não tem nenhuma restrição", concluiu o médico.
Fonte: UOL