Foto: Ahmad Jarrah / CMT
A limpeza do mato nos terrenos que margeiam a rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães, deu mais visibilidade a um problema que coloca em risco a segurança de quem trafega pela via.
Com a retirada da sujeira nas duas margens da pista, em parte do trecho entre o Supermercado Atacadão e a Fundação Bradesco, os barrancos que ladeiam o asfalto ficaram mais evidentes, deixando à mostra os risco de graves acidentes. Sem acostamento e sem sinalização, qualquer descuido pode levar os veículos literalmente para o buraco.
Para quem costuma passar com certa frequência pela rodovia, a impressão é de que uma boa quantidade de terra foi retirada do local, aumentando a dimensão das valetas. Mas, segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), os buracos sempre estiveram ali, sendo que apenas foi retirado o mato que estava na superfície do terreno, encobrindo o perigo.
“Aqueles barrancos no começo da estrada sempre estiveram ali, mas a diferença é que antes o mato estava muito alto e isso acabava disfarçando o problema. Hoje as pessoas estão vendo porque a empresa que está fazendo melhorias em outro trecho da rodovia fez essa limpeza, mas não foram feitos buracos com as máquinas”, informa a assessoria da Sinfra.
Moradores do Jardim Florianópolis confirmam que a situação de risco para motoristas e pedestres vem de longa data. Outro incômodo para a vizinhança seria o lixo acumulado nos pontos desbarrancados. “É perigoso mesmo, mas esses buracos já existem há muito tempo. Tem uns vinte dias mais ou menos que limparam, então com certeza foi bom, porque tinha muito mato, lixo e até animais mortos que o pessoal joga aí”, conta Juscelino Rodrigues da Mata, morador do bairro que há quinze anos tem uma borracharia na beira da rodovia.
Independentemente da “idade” do problema, o fato é que o perigo ficou mais nítido, mesmo para quem passa com frequência pelo trecho. “Até a gente que passa bastante aqui fica mais preocupado, porque você vê esse buracão aí e tem que passar bem do lado, sem nenhuma mureta de proteção nem nada. A gente vê melhor o tamanho do perigo”, afirma o entregador José Azevedo.
Duplicação
Ainda segundo informações da Sinfra, a obra de duplicação do trecho em questão deve ser anunciada em breve, o que justificaria a limpeza. Esta será a segunda etapa de melhorias da MT-251, sendo que a primeira já está em fase de conclusão. “Até o final do mês, será lançada a duplicação do trecho, após a conclusão das obras que já estão em andamento. Serão duplicados 3,6 quilômetros, entre o Atacadão e a fundação Bradesco. Mas, o anúncio oficial deve ser feito em breve pelo governador Pedro Taques”, adianta a assessoria da Sinfra.
O aposentado Ataíde Dias, que já ouviu falar da importante duplicação algumas vezes ao longo dos últimos anos, garante que seria um grande benefício para os moradores do bairro e de toda a capital, mas prefere ser cauteloso. “Ia ser bom demais se eles duplicassem, porque fim de semana fica tudo travado de tanto carro que passa aqui. Só que já limparam e fizeram a medição desses terrenos umas três vezes, anunciaram a duplicação e nada foi feito. O dia que ficar pronto a gente acredita, porque até agora foi só promessa atrás de promessa”, critica.
Melhorias em andamento
A recuperação de dez quilômetros da rodovia MT-251 entre o trevo de acesso ao Lago do Manso e o Balneário Mutuca deve ser concluída ainda este ano. O trecho está recebendo uma nova camada de massa asfáltica de quatro centímetros. Quando finalizado, o asfalto terá sete centímetros de espessura. A largura da via também está sendo ampliada, passando de sete para nove metros, incluindo a faixa de segurança. Esta obra deve custar aproximadamente R$ 6 milhões.
Segundo avaliação da Sinfra, essa parte da via era a que mais oferecia risco de acidentes, devido às falhas da pista. “É o trecho da rodovia que mais apresentava imperfeições, com muitas ondulações, dificultando a vida dos motoristas, segundo informações da nossa equipe técnica”, informou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.
Terceira fase
Além da segunda fase (a citada duplicação do trecho de 3,6 quilômetros), uma terceira etapa deve ser iniciada em 2016, para a recuperação do trecho entre o Balneário Mutuca até a entrada de Chapada dos Guimarães. A ampliação da largura e espessura da pista será iniciada ainda no primeiro semestre do ano que vem, segundo planejamento da Sinfra.