O deputado Oscar Bezerra (PSB) disse que já conseguiu assinaturas suficientes dos seus colegas deputados para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra o Ministério Público. No fim da tarde de ontem (11) Bezerra disse que já havia recolhido 16 assinaturas, contudo afirmou que iria esperar os demais pares assinarem o requerimento para poder apresentar o pedido de CPI na sessão desta quinta-feira (2).
Se instaurada a CPI irá investigar supostas ações ilícitas no pagamento de cartas de crédito a integrantes do MPE. A decisão de formar uma CPI foi motivada por supostas provas que o ex-secretário de estado, Éder de Moraes teria apresentado ao colégio de líderes na tarde de segunda-feira (10) – ocasião em que depôs como testemunha na CPI das Obras da Copa.
Apesar de não ter conseguido apresentar o requerimento na sessão vespertina desta quarta (11), como queria, Bezerra afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que irá aguardar a posição de todos os deputados da casa.
As cartas de crédito
De acordo com relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), há 45 cartas de crédito sob suspeita, destas 29 foram assinadas por Paulo Prado chegando ao valor de R$ 6,7 milhões.
Existem também outros 16 documentos que foram emitidos na gestão de Marcelo Ferra, totalizando R$ 3,6 milhões. As cartas do MPE começaram a ser alvo de investigações após uma lista uma lista de beneficiários ser apreendida na Operação Ararath, em 2014.