Os recrutadores normalmente usam o currículo para determinar se o candidato em questão é ou não qualificado para a vaga de emprego e a entrevista para decidir se o perfil é adequado ao que a empresa busca.
1- Sabendo disso, a maioria das pessoas leva o processo muito a sério. Os profissionais chegam na entrevista no horário marcado, se vestem impecavelmente e fazem perguntas inteligentes. Mas, segundo Business Insider, site de carreiras norte-americano, existem alguns detalhes que aberta ou inconscientemente afetam a maneira como o candidato é percebido na entrevista.
2-Segundo uma pesquisa do Glassdoor, site de avaliação de empresas norte-americano, o melhor horário para uma entrevista seria às 10h30 de uma terça-feira. Neste momento, as pessoas já são mais produtivas e não vão sentir que estão "correndo" para fazer a entrevista. Também é tarde o bastante para que o recrutador tenha tido tempo para checar o e-mail, tomar café e se preparar para a chegada do candidato.
3-Por outro lado, não é uma boa opção ser a última "tarefa" do dia, já que existe uma grande chance da atenção do recrutador não estar focada no candidato. Pré ou pós-almoço também são considerados horários ruins, pois a duração da entrevista pode ser curta ou o profissional pode ficar esperando por um longo tempo.
4-O profissional pode achar que chegar mais cedo é uma boa forma de ser bem visto, mas quem chega extremamente cedo pode estar acabando com as suas chances. Isso pode fazer o profissional parecer ansioso e colocar pressão no entrevistador.
Os candidatos que chegam muito antes do horário podem esperar no carro ou fazer uma leve caminhada até a hora da entrevista.
5-É muito difícil que o candidato tenha alguma informação sobre a agenda de entrevistas do recrutador, mas caso ele souber, pode ser uma boa ideia marcar em um dia diferente do concorrente. Segundo pesquisas, não importa se o candidato se considera qualificado ou não para o cargo, pois isso vai depender de quem está concorrendo com ele.
6-Os recrutadores querem saber como o candidato interage com outras pessoas, portanto, uma tática comum é perguntar para a recepcionista ou secretária.
Como em qualquer situação de negócio, um aperto de mão fraco e hesitante transmite falta de confiança. O profissional deve ter um aperto de mão firme que mostre sua autoconfiança e também não deve ter medo de tomar a iniciativa de estender a mão.
7-Segundo 2.099 recrutadores que participaram de uma pesquisa do CareerBuilder, azul e preto são as melhores cores para uma entrevista de emprego; laranja é a pior. Cores conservadoras como preta, azul, cinza e marrom parecem ser uma aposta mais segura quando o profissional vai conhecer o recrutador. Por outro lado, cores como laranja sinalizam mais criatividade, o que pode ser demais para uma entrevista.
8-Mesmo que pareça que não está prestando atenção, o recrutador nota quando o candidato fica de olho no celular ou no relógio. Isso passa a impressão de que o profissional não está envolvido na entrevista.
Muitos candidatos são capazes de responder as mais diferentes perguntas feitas pelos recrutadores, mas eles também precisam estar preparados para fazer boas perguntas e deixar uma boa impressão. Questões como "quais os problemas que a empresa enfrenta atualmente?" e "qual o tipo de profissional que tem sucesso aqui?" são alguns exemplos.
Fonte: G1