Mundo Tecnológico

Gabarito do Enem 2015 é motivo de memes e lamentos no Twitter

Enem 2015 – divulgação do gabarito ganha memes e lamentos no Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).
Liberados às 11h19, os dados levaram usuários do Twitter a fazer piadas com a expectativa e com o resultado de suas participações no Enem.

Repercussão do Enem no Twitter
O Enem gerou 3.792.577 menções no Twitter entre a manhã de sábado até a meia-noite do domingo (25). A maior parte das postagens tinha as hashtags #enem e #enem2015 – cerca de 2,5 milhões de tweets.

Dentre os assuntos abordados pelos internautas, estava o tema da redação: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. De acordo com a equipe do Twitter, foram 550.963 menções ao termo redação.

Nos comentários, havia comemorações pela relevância do assunto proposto pelo Ministério da Educação. A cantora Pitty usou sua conta para fazer elogios à escolha do tópico. Outros usuários da rede social criticaram o tema e usaram termos pejorativos, como “feminazi” e “enemfeminista”. Os deputados Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Marcos Feliciano (PSC-SP) acusaram o Enem de “doutrinação”.

Outro aspecto do Enem que fez sucesso no Twitter foram as histórias dos candidatos que chegaram aos locais de prova depois do fechamento dos portões. A hashtag #showdostrasados2015 gerou 246.529 posts no microblog.

Piadas sobre as questões que caíram no Enem também movimentarem a rede social. O termo #aprendinoenem teve 393.145 menções no fim de semana.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados