Esportes

Como a crise russa deixou o jogador Hulk ainda mais rico

Se você segue o atacante Hulk no Instagram, deve ter percebido que, além do ótimo momento em campo, ele também está muito bem nas finanças. Afinal, não são poucas as fotos em que aparece ostentando em viagens de jatinho particular, dirigindo sua Ferrari conversível ou fazendo pose em seu jet ski.

E, acredite se quiser, o péssimo momento econômico de um país ajuda na ostentação.

Pois é, a crise que assola a Rússia fez Hulk ficar ainda mais rico, pelo fato de seu salário seu pago em euro, e não em rublo, a moeda russa que não para de desvalorizar.

Em setembro de 2012, quando o então atacante do Porto acertou com o Zenit, o euro valia 41 rublos. Dessa forma, seu salário anual de 7 milhões de euros, à época, era o equivalente a 287 milhões de rublos.

De lá pra cá, a Rússia, assim como o Brasil, entrou em crise, com o valor da sua moeda despencando em relação ao dólar e a ao euro.

Já em fevereiro deste ano, o brasileiro, que vivia então seu melhor momento com a camisa do clube de São Petersburgo, após um início cercado de desconfiança no futebol russo, renovou seu contrato até 2019. Os valores não foram divulgados, mas certamente ele recebeu um aumento, o que o tornou ainda mais milionário.

Supondo que o salário tenha sido mantido, Hulk tem hoje, no mínimo, 497 milhões de rublos anuais para gastar, já que um euro está valendo 71 rublos.

Se a cotação de 2012 fosse mantida, e apenas a inflação russa do período (32,58%) fosse aplicada, seu salário anual em rublos seria de 381 milhões, ou 116 milhões de rublos a menos do que ele realmente tem para usar na Rússia, onde concentra boa parte de seus gastos. Isso ajuda a sobrar mais dinheiro para utilizar no Brasil, onde o real sofreu desvalorização parecida à do rublo.

Não à toa, ele desfila pelas ruas de São Petersburgo em sua Ferrari conversível, avaliada em mais de R$ 1 milhão, e vai pra lá e para cá de jatinho particular, muitas vezes acompanhado de colegas de time, como o meia português Danny.

Quando vem ao Brasil passar férias, curte seu jet ski em passeios pelas mais belas praias do litoral nordestino. A trabalho, como no último jogo da seleção brasileira, contra a Venezuela, em Fortaleza, também não deixa se voar de jatinho, como mostrou em foto no Instagram, acompanhado de família e amigos.

Em campo, porém, Hulk vem justificando, e com sobras, seu salário milionário.

Na atual temporada, são 11 gols e 10 assistências em 21 partidas. Na última terça-feira, ele anotou um golaço na vitória por 3 a 1 do Zenit sobre o Lyon, pela Uefa Champions League, e empatou com ninguém menos que Romário em número de tentos anotados na Liga dos Campeões: 16.

Vale lembrar que, no futebol russo, a maior parte dos jogadores recebe em rublo (o que os deixa cada vez mais emprobrecidos), com exceção das grandes estrelas, que assinam vantajosos contratos firmados em euro. Nesse caso, para a inflação não quebrar os clubes e forçá-los a venderem seus principais craques, é necessário ter um patrocinador forte para pagar as contas.

No caso do Zenit, a gigante do gás natural Gazprom, do empresário Alexey Miller, é quem banca a equipe celeste. No entanto, devido ao novo contrato de Hulk, o técnico André Villas-Boas terá que se desfazer de outros jogadores caros, como o zagueiro luso Luís Neto, para acertar as contas nas regras de fair play financeiro da Uefa.

Fonte: UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos