Cidades

Pacientes denunciam demora no atendimento médico em UPA

Foto: Arquivo CMT

Superlotação e muita espera para ser atendido e amenizar dores no corpo. Esta foi a situação relatada por cuiabanos que procuraram os atendimentos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, durante todo o dia desta quinta-feira (15).

A empregada doméstica, Daniela Dias, denunciou ao Circuito Mato Grosso que procurou a UPA, após passar mal por dois dias. Porém, ao contrário do que gostaria, não conseguiu ser atendida pelos dois médicos que estavam de plantão. Ela chegou à unidade de saúde por volta das 07 horas da manhã, como não havia sido atendida até às 17 horas, desistiu e voltou para sua casa, mesmo não tendo melhorado. 

“Fiquei lá desde a 07 horas da manhã e não consegui ser atendida, voltei para casa. Estou há três dias com diarreia, febre, muita dor abdominal e saindo sangue na urina”, afirmou.

Daniela explica que chegou a passar pela triagem, quando enfermeiras mediram sua pressão arterial, porém, a fizeram esperar, já que os atendimentos estavam sendo feito apenas para casos considerados de extrema gravidade. “Havia muita gente na espera, os médicos chamavam um e demoravam quase uma hora para chamar outro [paciente]”, relatou.

Preocupada com o estado de saúde, Daniela irá buscar a ajuda de familiares para procurar uma consulta particular, já que antes de ir a UPA Morada do Ouro, na quarta-feira (14), ela já havia ido à Policlínica do Verdão e não conseguiu ser consultada.

Caso corriqueiro

Em maro deste ano, vereadores da capital realizaram uma “blitz” na UPA Morada do Ouro e, entre outras irregularidades, constataram a falta de médicos para o atendimento a população.

Eles chegaram a elaborar um documento, que foi entregue ao secretário municipal de saúde, Ary Souza. 

“Em todas elas foi unânime a reclamação a cerca da ausência de Mao de obra especializada. No momento da visita, o quadro médico da UPA estava com déficit de dois funcionários”, alegou o vereador Toninho de Souza (PSD), na ocasião.

Outro lado

Por telefone, a reportagem do Circuito Mato Grosso tentou contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, porém, não teve êxito.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.