Uma mulher deu à luz dentro de casa, após a família ficar ilhada no interior de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. O parto aconteceu no início da manhã de domingo (11) e, devido a enchente que atinge a região, a mulher não teve tempo de chegar ao hospital.
O bebê recém-nascido foi resgatado com ajuda da Defesa Civil, da prefeitura e do Samu. Maicon Cavalheiro, pai da criança, disse que acordou com o choro do bebê.
"Eu estava dormindo e dali a pouco veio um grito de bebê novo. Fui no banheiro e ela já estava com o bebê na mão", afirma Maicon.
Ele, a mulher e os três filhos moram em uma casa na localidade de Itaipava das Flores. Após ser resgatado, o bebê foi levado para o Hospital São Sebastião Mártir. Ele e a mãe estão internados e passam bem. O menino nasceu com 3,630 kg e vai se chamar Jesus. Mãe e filho devem receber alta nesta segunda-feira (12), Dia das Crianças.
Chuva desabriga famílias
A chuva que cai sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana tirou várias famílias de suas casas. Segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (12), 24.443 pessoas foram afetadas. Ao todo, 7.675 pessoas estão foram de casa ou em abrigos no estado.
Até o momento, cinco municípios encaminharam documentação para decretar situação de emergência e já constam no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil. São eles: Campestre da Serra, Ibarama, Itaara, Nova Esperança do Sul e São Jerônimo.
O grande volume de água provocou cheias de rios e enchentes. Em Porto Alegre, a situação é de atenção devido a cheia do Guaíba. Às 11h, o Sistema Metroclima, da Prefeitura da capital, informou que o nível era de 2,80m, maior marca desde 1967. Horas antes, a medição apontava 2,79m, com estabilidade.
Outros rios da Região Metropolitana também exigem atenção, como Rio do Sinos, Rio Gravataí e Rio Jacuí, que desembocam no Guaíba.
Previsão do tempo
O tempo muda um pouco nesta segunda-feira (12) no Rio Grande do Sul. Ainda chove em alguns pontos, mas com menor intensidade. A temperatura fica amena, variando de 9°C e 20°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na terça (13), o tempo firma em todo o estado, mas a trégua dura pouco. Em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana, haverá muita nebulosidade, sem chance de pancadas.
Na quarta (14), já volta a chover com risco para temporais, inclusive com queda de granizo e ventos fortes, em algumas regiões.
Fonte: G1