O Twitter lança nesta terça-feira (5) nos EUA sua funcionalidade mais ambiciosa em anos. Batizado originalmente de “Projeto Lightning”, quando ainda se tratava de um programa cheio de mistério, o Moments introduz um elemento raro às redes sociais. Uma equipe especializada será responsável por selecionar o melhor conteúdo publicado no site e organizá-lo para contar a história dos assuntos mais relevantes do momento.
E se os sobrinhos de Tio Sam terão acesso em primeira mão à novidade, aqui nesta terra de palmeiras os sabiás não ficarão muito tempo sem cantar. O Brasil será o segundo país do mundo a receber o Moments (ainda sem nome definido em português), com a funcionalidade disponível até o fim do ano.
A partir desta tarde, os americanos terão acesso a um novo botão em seus aplicativos para aparelhos móveis — ou uma nova aba, nos navegadores — que reunirá os assuntos mais relevantes do dia. Eles estarão separados em editorias, como “Notícias”, “Esportes” ou “Entretenimento”. O usuário que quiser saber mais sobre um destes tópicos poderá selecioná-los, visualizando tweets selecionados por uma equipe de jornalistas.
Em smartphones, o principal veículo do Twitter atualmente, os tweets ficarão em tela cheia. Fotos e vídeos, que tocam automaticamente, ocuparão toda a extensão do aparelho, e serão trocados por deslizes horizontais dos dedos. “Ele vai ajudar a mudar aquela velha noção de que o Twitter é só texto”, afirma o diretor de estratégias de expansão do Twitter Brasil, Phillip Klien.
Para o responsável pelo projeto no Brasil, Leonardo Stamillo, a ideia do Moments não é ser a homepage de um portal de notícias, mas funcionar como apoio. “Queremos levar coisas relevantes mas atraentes para nossos usuários”, explica ele. “Se não tivermos bom conteúdo sobre um determinado assunto, pode ser que nem criemos um momento para aquilo.”
Mesmo assim, as ambições para o projeto parecem ter crescido exponencialmente nos últimos meses. Em junho, na única declaração mais aprofundada até o momento sobre o então Project Lightning para o Buzzfeed, o antigo CEO da empresa, Dick Costolo, previa que cerca de sete a dez momentos fossem publicados por dia.
Agora, Stamillo, antigo diretor de jornalismo e política do Twitter Brasil e novo diretor editorial da empresa para a América Latina, fala “de vinte a trinta”.
Brasil
Se o país já tinha sido um dos primeiros escolhidos a receber o News, última grande novidade oficial da rede social, com o Moments recebe papel de protagonista. O Brasil é o próximo da fila após os EUA — tanto que uma equipe nacional já trabalha há dois meses no desenvolvimento dos momentos.
“O Twitter é um app que proporciona a mesma experiência não importa onde você vá. Essa é uma das vantagens dele. África, EUA, Índia, não importa. O Moments oferece uma possibilidade de mudar isso, de botar um saborzinho brasileiro”, afirma o diretor de estratégias de expansão do Twitter Brasil, Phillip Klien.
Exemplo disso é que as editorias presentes no lançamento americano não estarão necessariamente disponíveis aqui no Brasil. A ideia é que elas se adaptem aos costumes locais.
Vitrine
O Moments também serve como uma bela vitrine para atrair novos usuários — e a empresa sabe disso. Para Klien, a funcionalidade é como a rodinha para um jovem aprendendo a andar de bicicleta, e deve servir como nova porta de entrada. “É um produto muito mais simples, para muito mais pessoas”, define.
Com isso em mente, a rede social permitirá que outros sites incorporem os momentos produzidos em seus próprios canais, de forma que não será necessário estar cadastrado para acessá-los.
Mais do que isso, o Twitter oferece a parceiros a possibilidade de criarem seus próprios momentos. No lançamento americano, o jornal “New York Times” e a agência espacial Nasa são alguns dos responsáveis por suas próprias publicações.
Fonte: G1