Política

Silval deve sair do Centro de Custódia para depor em CPI na AL

Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT

Transferido para o Centro de Custódia da Capital na noite desta segunda-feira (05), o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) deve prestar depoimento a Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Renúncia e da Sonegação Fiscal na tarde desta terça-feira (06). Na oitiva, o político deve ser questionado sobre os incentivos fiscais concedidos durante sua gestão.

O requerimento para a vinda de Silval foi aprovado na última terça-feira (29) e encaminhado à juíza Selma Rosane de Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, que deliberou nesta segunda-feira (5), com o documento já conduzido à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O ex-governador está preso preventivamente desde o dia 17 de setembro, acusado de comandar uma organização criminosa que teria fraudado incentivos fiscais. O ex-governador deveria ter prestado depoimento no dia 15 de setembro, quando o seu mandado de prisão preventiva foi expedido pela magistrada Selma Arruda. 

Além de Silval, o empresário João Batista Rosa – delator do esquema de corrupção que culminou da deflagração da operação Sodoma, da Delegacia Fazendária – e do ex-secretário de Fazenda Marcel de Cursi, também devem prestar depoimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As oitivas estão marcadas para os dias 8 e 15 deste mês, respectivamente. O depoimento do ex-governador será às 14h, no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.

O objetivo da CPI é interrogar Silval sobre os incentivos fiscais concedidos durante sua gestão, que de acordo com a comissão apresentam várias irregularidades, entre elas, a aprovação por decreto de empresas para receber o benefício, mesmo não se enquadrando nos requisitos necessários para tê-los, como aconteceu com o Grupo Tractor Parts, o qual, o empresário e delator João Batista Rosa é sócio.

Além do depoimento, a CPI encaminhou um requerimento à Justiça solicitando as declarações realizadas por Batista. Ele apontou os responsáveis pelo esquema dos incentivos fiscais em Mato Grosso. 

Com assessoria

Juíza determina transferência de Silval para Centro de Custódia

Juíza acata denúncia do MPE sobre Silval e ex-secretários

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões