O Centro Cultural Ikuiapá/Museu do Índio/Funai, em parceria com o Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, participou da 9ª edição da Primavera dos Museus que nesta edição explorou o tema “Museus e Memórias Indígenas”. Dos dias 21 a 27, os cursos de Pedagogia, Serviço Social e Direito, sob a coordenação de Regina Versoza Simião, Terezina Fátima Paes de Arruda e Anne Adelle G. de Aguiar, respectivamente, ofereceram aos alunos um ciclo de palestras que se preocupou em associar uma atividade cultural de âmbito nacional aos componentes curriculares dos Projetos Pedagógicos dos respectivos cursos.
A iniciativa do Instituto Brasileiro dos Museus foi a de promover uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas, um dos maiores patrimônios existentes no território nacional, ainda que grande parte da população brasileira desconheça ou se recuse a aceitar tal fato. No ano em que o Conselho Indigenista Missionário divulgou o alarmante aumento de índios assassinados no Brasil, a iniciativa do IBRAM é, sem dúvida, um importante momento para discutir uma questão tão urgente da pasta governamental.
A ação do Univag em acolher a temática dos povos indígenas para o espaço acadêmico deve, sem dúvida, ser louvada. No forte intuito de trazer discussões que levassem os alunos a repensar a relação de colonialidade ainda imposta aos povos indígenas, o ciclo de paletras Índios no Brasil: História, Geografia, Educação e Legislação socializou resultados de pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, disponibilizadas nas palestras os professores Anna Maria Ribeiro Costa, Anne Adelle G. de Aguiar, Mabel Moreira Wiemer, Rosana Lia Ravache e pelo convidados externos Igor de Lima e Silva, Loyuá Ribeiro F. M. Costa, Patrick Willian de Moraes e Valéria Nogueira Rodrigues.
Sem dúvida, a atividade desenvolvida no Univag atingiu seus propósitos diante do intenso envolvimento dos alunos durante as palestras. O índio foi o grande vencedor no ciclo de palestras porque se fez presente na pauta universitária.