Cidades

São Paulo tem setembro mais chuvoso em 21 anos

A dois dias do fim do mês, a cidade de São Paulo já registra o setembro mais chuvoso em 21 anos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O volume acumulado até esta segunda-feira (28), de 192,7 milímetros, é o maior já contabilizado pelo órgão, que iniciou as medições em 1995.

O recorde teve ajuda das pancadas de chuva que atingiram a cidade entre a noite de domingo (28) e a madrugada desta segunda. Elas causaram queda de árvores, apagões e alagamentos. E fizeram com que a média histórica para setembro, de 67 milímetros, fosse superada em 188%.

Apenas entre as 19h de domingo e as 7h desta segunda, as estações meteorológicas do CGE registraram 23,9 milímetros, 35,7% do esperado no mês todo.

As chuvas foram acompanhadas de fortes rajadas de vento. No Mirante de Santana, onde fica uma das estações do CGE, a velocidade chegou a 81 km/h às 2h. No Aeroporto de Congonhas, Zona Sul, os ventos chegaram a 77,8 km/h à 1h25.

A subprefeitura que registrou maior volume de chuvas foi a da Penha, na Zona Leste, com 43,9mm.

Queda de árvores
Na Rua Vespasiano, na Lapa, Zona Oeste, uma árvore atingiu três carros e a rede elétrica por volta das 2h. Os moradores da região estão sem energia. Funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estão no local. De acordo com os moradores da região, há vários pedidos da retirada da árvore que caiu na subprefeitura da região, mas era feita somente a poda.

Na Rua Regina Garba, na região do Jaraguá, na Zona Norte da capital, a queda de uma árvore deixou duas pessoas feridas. As vítimas tiveram ferimentos na coluna e foram encaminhadas para o hospital. Na Rua Felipe Cardoso, na travessa da Avenida do Cursino, uma árvore caiu sobre o muro de uma escola.

De acordo com o CGE, às 12h36 ainda havia 7 pontos de alagamento ativos na cidade, todos eles transitáveis.

Às 7h, 15 semáforos estavam desativados devido à falta de energia elétrica e outros 21 estavam em manutenção.

Dia mais chuvoso
No dia 8, a capital registrou a maior chuva de um único dia de setembro registrada pelo CGE desde 1995. Foram 69,3 mm em 24  horas, volume que sozinho superou a média histórica do mês.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.