Nesta terça-feira o Corpo de Bombeiro reforçou as equipes que estão combatendo os focos de incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 60km de Cuiabá). Cerca de 20 bombeiros combatem o fogo que atinge a região, desde a última quinta-feira (17). Por conta do incêndio vários pontos turísticos, incluindo várias cachoeiras foram fechadas por medida de segurança.
A interdição foi feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e atingiu até alguma propriedades particulares. Segundo o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Paulo Barroso, o combate está sendo realizado em duas frentes.
A primeira ação no setor sul do parque, próximo à comunidade São Jerônimo, onde o fogo já está controlado. No setor norte, na frente de fogo que vem da região de Manso, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ainda tentam controlar o fogo.
O comandante explica que as dificuldades são grandes, principalmente por causa do clima. “A maior dificuldade está na condição climática, tempo muito seco e período longo sem chuva. Além disso, o topografia do local é de muito relevo, dificultando o acesso”.
Conforme a assessoria do Corpo de Bombeiros, o incêndio perto do morro de São Jerônimo já está controlado. Contudo na região do Lago de Manso, brigadistas do ICMBio ainda tentam controlar as chamas. No começo deste mês, o parque foi fechado para visitação durante uma semana, quando o incêndio destruiu aproximadamente 5,8 mil hectares.
Permanecem fechados à visitação o Morro São Jerônimo, ponto mais alto do Parque Nacional, e uma trilha conhecida na região como Casa do Morro/Carretão. O ICMBio informou que as queimadas iniciaram na última sexta-feira (18) e foram controladas parcialmente.